Empresa portuguesa escolhida para vestir palco dos Jogos Olímpicos de Paris

[pro_ad_display_adzone id=”41079″]

 

A Bysteelfs, empresa do dstgroup, ganhou um contrato no valor de cinco milhões de euros para a construção do envelope arquitetónico da Arena Porte de la Chapelle. Esta arena servirá de palco para as provas de badminton e ginástica dos Jogos Olímpicos 2024 e para as provas de badminton e halterofilismo dos Jogos Paralímpicos 2024, provas que se realizam em Paris.

O contrato assinado com a Bouygues insere-se numa operação de 136 milhões de euros promovida pelo concelho parisiense. A arquitetura concebida em conjunto pelos gabinetes SCAU e NP2F prescreve uma fachada com cerca de 10 mil metros quadrados em alumínio, vidro e material compósito, cujo design e execução é da responsabilidade da Bysteelfs e será construída em cinco meses. A obra estará pronta no verão de 2023.

No total, a infraestrutura de 26 mil metros quadrados contará com uma sala com capacidade para 8 mil pessoas, dois ginásios para os habitantes das Comunidades mais próximas e uma zona de lazer e comércio com 2.600 metros quadrados. No exterior vão ser criados 3 mil metros quadrados de zonas verdes, 6 mil metros quadrados de jardins em coberturas e uma zona com vista panorâmica sobre a cidade.

A redução do impacto ambiental foi um desafio da maior importância tanto na fase de projeto como na gestão desta obra. Mais de 95% das 944 toneladas de resíduos produzidos na construção serão revalorizados e 45% do betão utilizado é de baixo carbono, evitando assim a emissão de 1.300 toneladas de CO2. Por outro lado, parte dos muros não portantes serão construídos com blocos de terra e as 8 mil cadeiras para espectadores serão feitas a partir de 70 toneladas de resíduos plásticos recolhidos nos quarteirões mais próximos.

“Participar numa obra com este nível de preocupação ambiental é muito importante para nós porque é uma oportunidade para confirmarmos a mudança de paradigma no setor da construção. Cada vez se investe mais e melhor em inovação, na procura de soluções mais eficientes e sustentáveis. É neste futuro mais ecológico que a Bysteel e a Bysteelfs se colocam” comenta Rodrigo Araújo, CEO da Bysteel.

Depois dos Jogos Olímpicos 2024, a Arena Porte de la Chapelle será a residência do Paris Basketball, o maior clube de basquetebol da capital francesa, e funcionará também como o hub cultural do Norte da cidade servindo para palco de grandes espetáculos.

 

“França é um dos grandes estaleiros da Europa”

França foi o mercado pelo qual em 2012 a Bysteel iniciou o seu processo de internacionalização na Europa. Em 2012, o primeiro contrato, no valor de 250 mil euros, abriu portas para aquela que é hoje a geografia com maior volume de negócio para a Bysteel e a Bysteelfs. Com mais de 150 contratos assinados em França, estas empresas trabalham regularmente consorciadas com grandes construtoras como a Vinci, a Bouygues e a Eiffage.

A carteira de negócios da Bysteel e da Bysteelfs nesta geografia no corrente ano ultrapassa já os 50 milhões de euros. Este montante diz respeito a obras icónicas como a renovação do imóvel de escritórios PB10 (agora Altiplano), no centro financeiro de La Defense, ou a LDLC Arena, em Lyon, que será a maior sala de espetáculos fora de Paris e terá capacidade para 16 mil espectadores.

 

O DSTGROUP

O dstgroup é um grupo empresarial português de referência, que desenvolve a sua atividade na área da Engenharia & Construção, Ambiente, Energias Renováveis, Telecomunicações, Real Estate e Ventures, e que opera também internacionalmente nos mercados de França, Reino Unido, Holanda, Mónaco e Angola.

É um mecenas cultural por excelência, sendo o apoio à Cultura e à Arte parte indissociável do seu código genético, o que se reflete de forma mais visível na sua assinatura de marca building culture.

A Bysteel fs é a mais recente aposta do dstgroup, que conta a partir de agora com uma empresa especializada na conceção, engenharia e execução de fachadas e envelopes arquitetónicos para edifícios.

Localizada nas atuais instalações do grupo, em Braga, a empresa abriu recentemente uma unidade fabril com uma área de cerca de 8.000m2 e dotada das mais recentes e inovadoras tecnologias.

Esta nova empresa do dstgroup, com capacidade para executar soluções construtivas e projetos arrojados e inovadores, complementa a oferta da Bysteel nas áreas das estruturas metálicas e cuja posição de destaque é já uma realidade em mercados internacionais, como França, Reino Unido, Holanda e Angola. Com o nascimento da bysteel fs, o dstgroup está agora preparado para responder “chave na mão” às diversas solicitações dos mercados internacionais.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]