Empresas portuguesas participam na 1º edição da Feira Wine Paris 2019

A primeira edição da feira Wine Paris, resultado da fusão das feiras Vinisud e VinoVision Paris, realiza-se de 11 a 13 de fevereiro, no parque de exposições da Porte de Versailles, em Paris.

Nesta primeira edição da Wine Paris espera-se a presença de cerca de 25.000 visitantes profissionais dos quais 35% fora de França e provenientes dos principais mercados importadores de vinhos da Europa e do resto do mundo (EUA, Canadá, Reino Unido, Alemanha, Bélgica, Holanda, Escandinávia, Itália, Espanha, China, Coreia, Japão, entre outros). Em termos de expositores, e de acordo com os dados da organização da feira no momento de fecho desta edição do LusoJornal, previa-se a participação de cerca de 2.000 expositores franceses e internacionais, sendo de destacar a presença de cerca de 80 expositores de Itália e 50 de Espanha.

Em termos da participação portuguesa, segundo a delegação da Aicep em Paris, 10 empresas produtoras de vinhos, participam neste que será o primeiro grande evento internacional, em 2019, para os profissionais do setor do vinho em França, a que seguirá, entre dos dias 13 e 16 de maio, a realização da feira Vinexpo, em Bordeaux.

“As transformações que se estão a verificar ao nível da promoção de vinhos em França e também as oportunidades existentes para as empresas portuguesas têm merecido uma atenção e um acompanhamento especial por parte dos serviços da Aicep que sobre estes temas realizou recentemente, em Portugal, uma ação denominada ‘Em Foco Vinhos França’” diz uma nota enviada à redação do LusoJornal.

Nas vésperas da realização da feira Wine Paris, teve lugar, entre os dias 7 e 10 de fevereiro, a 41ª Convenção Internacional dos Vinhos e Espirituosos, organizada pela World Wine Meetings, com a presença de compradores “premium” internacionais.

“No período de janeiro a novembro de 2018, a França foi o primeiro mercado para os vinhos portugueses com um valor total de exportações de aproximadamente 105 milhões de euros, correspondendo a 14% do total de exportações de vinho português e a um crescimento de 3,4% face a igual período de 2017” diz Rui Almas, Diretor da Aicep em Paris, citando dados de 2018 do Instituto Nacional de Estatísticas (INE).

 

[pro_ad_display_adzone id=”906″]