Dominique Bascour

Estado-Maior-General das Forças Armadas homenageou três personalidades no Cemitério de Richebourg

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

 

 

Gérard Delahaye, antigo Maire de Richebourg, o Padre Carlos Caetano e o empresário João Marques foram condecorados este fim de semana, no Cemitério Militar Português de Richebourg, durante as comemorações da Batalha de La Lys.

A cerimónia de imposição das condecorações teve como objetivo “reconhecer o esforço de personalidades da região que ao longo da existência deste espaço evocativo, demonstraram sempre uma incondicional disponibilidade e dedicação à sua preservação, ao apoio espiritual das Comunidades e ao estreitamento de laços de amizade e de cooperação entre os nossos dois países”.

Os homenageados receberam a Medalha da Cruz de S. Jorge, uma medalha militar que se destina “a galardoar os militares e civis, nacionais ou estrangeiros, que, no âmbito técnico-profissional, revelem elevada competência, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais, contribuindo significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Estado-Maior-General das Forças Armadas”. Esta condecoração tem três classes, mas os três homenageados do dia receberam a Medalha de Primeira Classe.

O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Almirante António Silva Ribeiro, pediu ao Embaixador de Portugal em Paris, Jorge Torres Pereira, para entregar a condecoração ao antigo Maire de Richebourg Gérard Delahaye. “Enquanto Maire de Richebourg, o senhor Gérard Delahaye revelou uma disponibilidade e apoio permanente para a realização das cerimónias de homenagem realizadas no Cemitério militar português de Richebourg, onde a sua ação diligente, bem como a sua presença de grande proximidade com todos, foi de grande relevância para o desenvolvimento e aprofundamento das ações colaborativas e de apoio mútuo entre todas as entidades envolvidas” disse o oficial que anunciou as condecorações.

“A determinação do senhor Gérard Delahaye na evocação da memória dos combatentes da Grande guerra, respeitando, honrando e homenageando todos aqueles que estiveram ao serviço de Portugal, consubstanciou-se num serviço notável à Liga dos Combatentes e às Forças Armadas Portuguesas, do qual resultou lustre e prestígio para a Instituição Militar e para Portugal”.

Quanto ao Padre Carlos Caetano, que também é o Diretor para a área das Migrações da Conferência Episcopal Francesa e colaborador do LusoJornal, “tem vindo a estabelecer, desde longa data, uma relação estreita com a Comunidade portuguesa em Paris e na região da Flandres, sendo de destacar a disponibilidade permanente que os apoios concedidos em diversas iniciativas de natureza militar, religiosa e social, destinadas à preservação de da Memória de tantos dos nossos que, ao serviço da Pátria, lutaram o tombaram nos mais diversos campos de batalha a Grande Guerra”.

A medalha foi entregue pelo General Thierry Burkhard, Chefe do Estado-Maior as Forças Armadas Francesas. “Com inexcedível entusiasmo e dedicação, o Padre Carlos Miguel Dias Caetano tem vindo a participar diretamente em diversas cerimónias realizadas no Cemitério Militar Português de Richebourg, por ocasião das evocações da Batalha de La Lys, expressando sempre uma mensagem de paz e esperança, na mais elevada expressão de servir, cultivando, desta forma, um excelente relacionamento com a Liga dos Combatentes e as Forças Armadas Portuguesas, do qual resultou lustre e prestígio para a Instituição Militar e para Portugal”.

Foi o próprio Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Almirante António Silva Ribeiro, quem condecorou João Marques, o empresário que se ocupa voluntariamente do Cemitério Militar Português de Richebourg e dá um importante apoio à organização das cerimónias evocativas da Batalha de La Lys. “Tem contribuído, de forma extraordinariamente generosa e empenhada, para a preservação da memória de tantos dos nossos que, ao serviço da Pátria, lutaram ou tombaram nos mais diversos campos de batalha da Flandres”.

A ação de João Marques Roque “de grande proximidade e diligência, tem sido muito fundamental para manter o património nacional no Cemitério Militar Português de Richebourg, onde tem vindo a desempenhar todo o seu saber e experiência, com inexcedível entusiasmo e dedicação, em diversas cerimónias de homenagem aos Combatentes da Grande Guerra”. Em declarações ao LusoJornal em antecedentes comemorações, João Marques disse que “não passa uma semana no ano sem que não vá ao Cemitério para verificar se tudo está bem”.

“Fruto do relacionamento ímpar do senhor João Marques com os concidadãos do seu município, do leque alargado de contactos com os municípios de La Couture, Boulogne-sur-Mer e de Ambleteuse, e da sua estreita articulação com o Adido de Defesa junto da Embaixada de Portugal em Paris, foi possível encontrar oportunidades de colaboração entre o Estado-Maior-General das Forças Armadas, a Liga dos Combatentes e as autoridades francesas, das quais resultou lustre e prestígio para a Instituição Militar e para Portugal”.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]