LusoJornal / Carlos Pereira

Euro2020: Carlos Secretário diz que “vão-se defrontar duas grandes Seleções”

A Seleção Portuguesa de futebol, detentora do título, ficou inserida no grupo F do Campeonato Europeu de 2020, juntamente com França, Campeã mundial, Alemanha, e uma Seleção vinda do ‘play-off’, ditou o sorteio realizado em Bucareste na Roménia.

Para o LusoJornal, Carlos Secretário, antigo internacional português, que jogou no FC Porto e no Real Madrid e que é atualmente o Treinador do Créteil/Lusitanos, analisou o sorteio: “Eu acho que Portugal tem todas as condições para ganhar. Mesmo sabendo que a França tem excelente equipa e jogadores. São os atuais Campeões do mundo. Mas Portugal tem vindo a demonstrar ser uma grande equipa e atual Campeã da Europa. Vão-se defrontar duas grandes Seleções”.

Fernando Santos, Selecionador português, analisou o sorteio. “Ninguém desejava estas equipas. Portugal não desejava, mas também Alemanha e França não desejavam Portugal. Do terceiro pote, ninguém queria Portugal. Foi o sorteio. Juntou dois favoritos e um candidato. Vamos preparar bem o torneio, vamos ver o que vai dar e lembrar que ainda há uma quarta equipa, que não sabemos quem será. Tinha um ‘feeling’ de que este podia ser o nosso grupo. Pensei que podia acontecer e aconteceu. Não é por apanhar Alemanha e França que deixamos de ser candidatos. Estas equipas conhecem-se bem. Vai ser um confronto entre três grandes equipas. Portugal tem a convicção que pode jogar contra qualquer adversário. Não é fácil ganhar a Portugal e eles sabem disso”.

A última seleção a integrar o grupo será conhecida no dia 31 de março de 2020, a sair do lote entre Islândia, Roménia, Bulgária e Hungria, sendo que, caso seja a Roménia a vencedora, esta será integrada no grupo C.

Os jogos da fase final do Grupo F vão ser disputados em Munique (Alemanha) e Budapeste (Hungria). A Seleção inicia a campanha a 16 de junho, contra o vencedor do playoff, em Budapeste, seguindo-se Alemanha (dia 20), em Munique, e depois França (24 de junho) em Budapeste.

Ressalve-se, no entanto, que se a Roménia vencer o playoff da Liga A terá de ser deslocada para o grupo C, por ser anfitriã. Assim, Portugal defrontaria o vencedor do playoff da Liga D (Geórgia, Macedónia do Norte, Kosovo, Bielorrússia).

 

_________________

Sorteio completo

Grupo A: Turquia, Suíça, Itália e País de Gales

Grupo B: Rússia, Bélgica, Dinamarca e Finlândia

Grupo C: Ucrânia, Holanda, Áustria e o vencedor do playoff D (Geórgia, Macedónia do Norte, Kosovo ou Bielorrússia)

Grupo D: Croácia, Inglaterra, República Checa e o vencedor do playoff C (Escócia, Noruega, Sérvia ou Israel)

Grupo E: Espanha, Polónia, Suécia e o vencedor do playoff B (Bósnia e Herzegovina, Eslováquia, República da Irlanda ou Irlanda do Norte)

Grupo F: França, Alemanha, Portugal e o vencedor do playoff A (Islândia, Bulgária, Hungria ou Roménia)

 

[pro_ad_display_adzone id=”25427″]