Portugal player Cristiano Ronaldo kisses the trophy after winning the UEFA Nations League final soccer match against Netherlands, at Dragao stadium, Porto, Portugal, 09 June 2019. PAULO NOVAIS/LUSA Lusa / Paulo Novais

Euro2020: Portugal integrado no grupo F juntamente com França

A Seleção Portuguesa de futebol, detentora do título, ficou inserida no grupo F do Campeonato Europeu de 2020, juntamente com França, campeã mundial, Alemanha, e uma seleção vinda do ‘play-off’, ditou o sorteio realizado em Bucareste na Roménia.

Fernando Santos, selecionador português, analisou o sorteio: «Normal, são os três últimos vencedores das três grandes provas. Será um grupo forte, dois favoritos e um candidato. Todos vão respeitar-se uns aos outros e é esperar quem é o quarto. Pode ser que o primeiro jogo seja uma repetição do Euro’2016, se ganhar a Islândia o seu grupo do playoff. Vamos acreditar nas nossas possibilidades e podemos vencer. Todos têm a sua responsabilidade. Há quatro equipas favoritas pelo seu historial e valor. Estas são duas dessas quatro e Portugal é um candidato e tem as suas chances».

A última seleção a integrar o grupo será conhecida no dia 31 de março de 2020, a sair do lote entre Islândia, Roménia, Bulgária e Hungria, sendo que, caso seja a Roménia a vencedora, esta será integrada no grupo C.

Os jogos da fase final do Grupo F vão ser disputados em Munique (Alemanha) e Budapeste (Hungria). A Seleção inicial inicia a campanha a 16 de junho, contra o vencedor do playoff, em Budapeste, seguindo-se Alemanha (dia 20), em Munique, e depois França (24), Budapeste.

Ressalve-se, no entanto, que se a Roménia vencer o playoff da Liga A terá de ser deslocada para o grupo C, por ser anfitriã. Assim, Portugal defrontaria o vencedor do playoff da Liga D (Geórgia, Macedónia do Norte, Kosovo, Bielorrússia).

Sorteio completo:

Grupo A – Turquia, Suíça, Itália, País de Gales

Grupo B – Rússia, Bélgica, Dinamarca, Finlândia

Grupo C – Ucrânia, Holanda, Áustria,Vencedor do playoff D (Geórgia, Macedónia do Norte, Kosovo, Bielorrússia)

Grupo D – Croácia, Inglaterra, Rep. Checa, Vencedor do playoff C (Escócia, Noruega, Sérvia, Israel)

Grupo E – Espanha, Polónia, Suécia, Vencedor do playoff B (Bósnia e Herzegovina, Eslováquia, República da Irlanda, Irlanda do Norte)

Grupo F – França, Alemanha, Portugal, Vencedor do playoff A (Islândia, Bulgária, Hungria ou Roménia)