Eurodeputada Manon Aubry (FI) participa esta noite no Fórum Socialismo do Bloco de Esquerda em Viseu

[pro_ad_display_adzone id=”41077″]

A eurodeputada da France Insoumise Manon Aubry e a Deputada portuguesa eleita pelo círculo eleitoral da Europa são duas das intervenientes no Fórum Socialismo, considerado a ‘rentrée’ política do Bloco de Esquerda (BE), que começa hoje em Viseu e que é o primeiro desde a eleição de Mariana Mortágua como líder bloquista.

A opção do BE foi realizar o Fórum Socialismo no interior do país e um pouco mais tarde do que o habitual, sendo a Escola Superior de Educação de Viseu o palco para as cinco dezenas de debates que vão decorrer até domingo.

Numa altura em que passaram os primeiros 100 dias desde o início da sua liderança, Mariana Mortágua protagoniza a sua ‘rentrée’ de estreia como Coordenadora em que temas como a habitação, o Serviço Nacional de Saúde e os salários estão no foco da discussão.

O momento político mais esperado é o discurso de Mariana Mortágua no encerramento do Fórum Socialismo, que está marcado para domingo à tarde.

A sessão internacionalista que hoje à noite marca a abertura desta iniciativa tem como tema “Combater o neofascismo”, contando com as intervenções de Marisa Matias, eurodeputada do BE, Ana Miranda, eurodeputada do Bloco Nacionalista Galego e de Manon Aubry, eurodeputada da France Insoumise.

Entre as cinco dezenas de debates, destaca-se o painel de sábado, do antigo coordenador e fundador, Francisco Louçã, intitulado “Seis imagens que levam da utopia à distopia”, e, no dia seguinte, a antiga coordenadora bloquista Catarina Martins a falar sobre a saúde com o debate “SNS: nunca foram as PPP”.

Os fundadores do partido Luís Fazenda e Fernando Rosas também marcarão presença, como é habitual, para falar sobre “os perigos da guerra e os caminhos para a paz” e “neoliberalismo, a história de um mal”, respetivamente.

Em agosto, em antecipação à Lusa, o dirigente do BE Adriano Campos assinalou que se mantém a tradição de convidar pessoas de fora das hostes bloquistas, destacando Walter Baier, Presidente do Partido da Esquerda Europeia que estará num painel com o antigo Deputado José Manuel Pureza a discutir “Os diálogos entre o Cristianismo e o Marxismo”.

“Teremos também temas que nos trazem outras pessoas de fora do bloco, nomeadamente o Diogo Faro, que estará, que estará presente com um painel intitulado ‘Rir dos fascistas, a arma do humor contra a extrema-direita’ e teremos também a participação da Deputada do PS Nathalie de Oliveira num painel sobre a situação política em França”, referiu ainda.

Segundo as contas disponibilizadas esta semana nas redes sociais do partido, desde 2007 o Fórum Socialismo totaliza oito cidades diferentes em que se realizou, 630 debates e conversas e 518 pessoas convidadas para falar.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]