Evocação do Centenário da Grande Guerra em Vila Verde

No âmbito da Evocação do Centenário da Grande Guerra (1914-1918) o Município de Vila Verde, em parceria com o Núcleo de Braga da Liga dos Combatentes, está a realizar um conjunto de iniciativas, entre os dias 10 e 12 de novembro, para evocar os cerca de 400 Vilaverdenses que participaram naquele conflito em França.

Na sexta-feira, dia 10, na Biblioteca Municipal Prof. Machado Vilela, foi apresentado o livro “Vilaverdenses na Grande Guerra (1914-1918)” da autoria de Albino Penteado Neiva. A apresentação foi feita pelo Eurodeputado José Manuel Fernandes.

Houve animação pela Verde Tuna do Município de Vila Verde, com interpretação da “Canção da Brigada do Minho”, escrita em 1917, em pleno palco de guerra.

Uma exposição intitulada “Vilaverdenses na Grande Guerra (1914-1918)” foi também apresentada ao público.

Amanhã, domingo 12 de novembro, às 10h00, decorrerá uma cerimónia junto ao Monumento aos Mortos da Grande Guerra, na Praça da República e o Presidente da Câmara Municipal António Vilela vai descerrar uma placa evocativa em memória dos combatentes vilaverdenses falecidos na Grande Guerra, em França.

Pelas 11h00 terá lugar uma missa de sufrágio pelos combatentes na Grande Guerra, na igreja matriz de Vila Verde, com animação litúrgica pelo Grupo Coral de Vila Verde e pela Verde Tuna do Município de Vila Verde.