LusoJornal / Jorge Campos

Ex-Cozinheiro da Marinha portuguesa tem o «Restaurant de la Gare» em St Fons

Carlos Mendes e a esposa Ersília Mendes são os proprietários do Café Restaurant de la Gare, em St Fons (69), nos arredores de Lyon. Servem especialidades portuguesas e francesas, e no bar têm o tradicional serviço à francesa.

O casal imigrou para a região de Lyon há cerca de dez anos, vindo de Pombal, em Portugal. No início Carlos Mendes trabalhou por conta de outrem, e rapidamente se estabeleceu por conta própria.

«Eu estive vinte e três anos na marinha portuguesa onde fui cozinheiro, e onde aprendi a minha profissão de hoje. Estou à vontade na elaboração de pratos tradicionais, de todas as regiões de Portugal, assim como certas especialidades em carnes e peixes» explica Carlos Mendes. «Desde vários peixes, passando pelo bacalhau, as carnes, sejam de caça ou não, estou sempre confiante no meu saber fazer. A minha satisfação é de ver o cliente contente» contou ao LusoJornal.

O Restaurant de La Gare está aberto ao público todos os dias da semana e no fim de semana trabalha mais com cozinha temática, com espetáculos e também para festas familiares, como batizados, casamentos e aniversários. A sala de jantar tem capacidade para acolher cerca de 70 pessoas, e a sala do bar perto de 40.

Situado mesmo em frente da estação ferroviária de St Fons, cuja localização deu o nome ao estabelecimento, já é conhecido em toda a Comunidade portuguesa da região de Lyon.

No próximo fim de semana vai acolher o cantor da canção popular portuguesa Zé Praia, no dia 10 de março, com o seu espetáculo e ambiente bem à portuguesa.