Exportações Portuguesas

Exportações de Portugal para França cresceram 469,6 milhões de euros no primeiro semestre

[pro_ad_display_adzone id=”41079″]

Acabaram de ser divulgados pelo INE os dados do comércio externo português relativos ao período de janeiro a junho de 2023 “que revelam um excelente desempenho das exportações para França” salientou o Diretor da AICEP em Paris Eduardo Henriques numa nota enviada ao LusoJornal.

“As nossas exportações cresceram 469,6 milhões de euros, passando de 4.956 para 5.425,6 milhões de euros. Este valor representa mais de 36% de todo o crescimento das exportações portuguesas no período (1.303,7 milhões de euros)” diz a nota da AICEP.

A França destacou-se claramente de todos os restantes mercados de relevo, já que se observaram subidas de 144 milhões de euros em Espanha, 170 na Alemanha e 104 milhões no Reino Unido, mas também uma significativa quebra de mais de 307 milhões de euros nas exportações portuguesas para os EUA.

Entre os produtos que conheceram melhor desempenho destacam-se os veículos automóveis, partes e acessórios (mais 138 milhões de euros), móveis, mobiliário, iluminação, almofadas (mais 51 milhões), máquinas, aparelhos e materiais elétricos (mais 104 milhões), reatores nucleares, caldeiras, máquinas e aparelhos mecânicos e suas partes (mais 56 milhões), vidros e suas obras (mais 27 milhões), borracha e suas obras (mais 22 milhões) ou vestuários e acessórios (mais 15 milhões).

Em sentido oposto, verificaram-se pequenas descidas nas vendas de plásticos e suas obras, alumínio, bebidas alcoólicas e frutas.

“No que toca às importações de França observou-se igualmente um forte dinamismo, com um aumento global de 14,6% (muito acima da taxa de crescimento global das importações que foi de apenas 0,8%), o que significou um aumento de quase 465 milhões de euros (terceiro maior incremento em termos absolutos entre os nossos parceiros comerciais), passando de 3.183,6 milhões de euros para 3.648,3 milhões de euros” diz a nota de Eduardo Henriques que é também o Conselheiro económico e comercial da Embaixada de Portugal em França. “Entre os produtos que mais se destacaram estão os automóveis e outros veículos (mais 40%), partes e acessórios para veículos de transporte (mais 10,6%), medicamentos (mais 30,5%), veículos para transporte de mercadorias (mais 58%), componentes e motores para veículos (mais 40% e 28%, respetivamente)”.

Esta evolução manteve praticamente inalterado o saldo comercial altamente positivo que Portugal continua a manter com a França – até junho ligeiramente superior ao registado no ano passado, atingindo já 1.777 milhões de euros – o maior de todos os parceiros comerciais de Portugal.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]