Exposição “Esculturas Infinitas” em Paris

Está patente, até dia 16 de fevereiro de 2020, a exposição “Esculturas Infinitas”, na Escola Nacional Superior de Belas Artes de Paris (ENSBAP).

A exposição “Esculturas Infinitas – Sculptures Infinites” é uma coprodução do Museu Calouste Gulbenkian, da Faculdade de Belas Artes de Lisboa e da École Nationale Supérieure des Beaux-Arts de Paris (ENSBAP). Em Lisboa, a exposição ocorrerá entre 24 de abril e 7 de setembro de 2020.

Em Paris, o ponto de partida são os gessos da ENSBAP e do Louvre, no Museu Gulbenkian expõe-se uma seleção proveniente da Faculdade de Belas-Artes de Lisboa, pretendendo-se, por um lado, segundo a organização, “celebrar as coleções históricas de réplicas em gesso de esculturas conservadas em escolas de arte e, por outro, questionar a relevância da técnica do molde/modelagem nas práticas artísticas contemporâneas”.

A exposição apresenta, lado a lado, os acervos históricos e um conjunto de obras de 16 artistas contemporâneos, nacionais e internacionais: David Bestué, Christine Borland, Steven Claydon, Michael Dean, Asta Gröting, Simon Fujiwara, Oliver Laric, Juamana Manna, Jean-Luc Moulène, Charlotte Moth, Francisco Tropa, Xavier Veilhan, Marion Verboom, Daphne Wright, Heimo Zobernig e Aleksandra Domanović. Desenvolve-se assim, “em diálogo e confronto, um olhar atual sobre a função pedagógica e a contribuição destas coleções de gessos europeias para a cultura visual e para os conceitos de reprodução, variação, serialidade, escala e matéria, entre outros”.

Esta exposição constitui, segundo a organização, “uma oportunidade para dar a conhecer ao público coleções históricas que têm vindo a despertar um interesse crescente por parte dos museus, dos investigadores e universidades e dos artistas contemporâneos”.

A exposição está aberta ao público das 12h00 às 21h00, de quarta a domingo, no Palais des Beaux-Arts.

 

Palais des Beaux-Arts

13 quai Malaquais

75006 Paris

www.beauxartsparis.fr

 

[pro_ad_display_adzone id=”25427″]