Uma senha ser-lhe-á enviada por correio electrónico.

Exposição sobre Portugal na Associação Portuguesa de Soufflenheim

A Associação Portuguesa de Soufflenheim tem patente ao público, até ao dia 1 de abril, na sua sede, um conjunto de várias exposições sobre Portugal, emprestadas pela associação France Portugal Europe de Oloron Sainte Marie. «As exposições foram cedidas gratuitamente, apenas pagámos o transporte, claro, e a Presidente da associação, Elsa da Fonseca Godfrin, foi extremamente simpática connosco» disse ao LusoJornal Régine Mathes, Secretária da Direção.

No ato de inauguração, que teve lugar na semana passada, assistiu o Cônsul Geral de Portugal em Strasbourg, Miguel Rita, acompanhado por Henrique Augusto, responsável do serviço associativo, e o Maire da cidade, Camille Scheydecker, assim como vários outros membros do executivo de Soufflenheim. Também marcou presença a Conselheira departamental Nicole Thomas e o Assessor Parlamentar Christian Klipfel em representação do Deputado Frédéric Reiss.

As exposições falam da epopeia das Descobertas, tem fotografias de Portugal, das cheminés do Algarve aos passeios de Lisboa, e evoca a participação dos Portugueses na I Guerra Mundial.

A evocação do Corpo Expedicionário Português (CEP) na Grande Guerra foi uma surpresa revelada pelo Presidente da associação, Mário Pereira, aos convidados que no dia 16 de março assistiram à abertura da exposição.

A associação foi criada em 1985 e tem uma imponente sede própria, construída de raíz nos anos 90. O Presidente Mário Pereira acolheu há pouco mais de um ano a visita do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, e nesta cidade foi assinado um Protocolo idêntico ao que o Governo assinou com Pontault-Combault.

Trata-se de um Protocolo de cooperação entre o Ministério português dos Negócios Estrangeiros, a Mairie de Soufflenheim e a Associação Portuguesa de Soufflenheim. Para além de Pontault-Combault, na região parisiense e de Soufflenheim na Alsácia, apenas Cenon, nos arredores de Bordeaux, assinou também este tipo de Protocolos criados por José Luís Carneiro.

É no quadro deste Protocolo que tem lugar esta exposição que pode ser visitada gratuitamente na sede da coletividade.

 

Associação Portuguesa de Soufflenheim

1D rue de Koenigsbruck

67620 Soufflenheim

 

 

 

 

Gostou deste artigo? Vote, participe!
Votação do Leitor 2 Votos
4.9
X