Exposição sobre Portugal na Associação Portuguesa de Soufflenheim

A Associação Portuguesa de Soufflenheim tem patente ao público, até ao dia 1 de abril, na sua sede, um conjunto de várias exposições sobre Portugal, emprestadas pela associação France Portugal Europe de Oloron Sainte Marie. «As exposições foram cedidas gratuitamente, apenas pagámos o transporte, claro, e a Presidente da associação, Elsa da Fonseca Godfrin, foi extremamente simpática connosco» disse ao LusoJornal Régine Mathes, Secretária da Direção.

No ato de inauguração, que teve lugar na semana passada, assistiu o Cônsul Geral de Portugal em Strasbourg, Miguel Rita, acompanhado por Henrique Augusto, responsável do serviço associativo, e o Maire da cidade, Camille Scheydecker, assim como vários outros membros do executivo de Soufflenheim. Também marcou presença a Conselheira departamental Nicole Thomas e o Assessor Parlamentar Christian Klipfel em representação do Deputado Frédéric Reiss.

As exposições falam da epopeia das Descobertas, tem fotografias de Portugal, das cheminés do Algarve aos passeios de Lisboa, e evoca a participação dos Portugueses na I Guerra Mundial.

A evocação do Corpo Expedicionário Português (CEP) na Grande Guerra foi uma surpresa revelada pelo Presidente da associação, Mário Pereira, aos convidados que no dia 16 de março assistiram à abertura da exposição.

A associação foi criada em 1985 e tem uma imponente sede própria, construída de raíz nos anos 90. O Presidente Mário Pereira acolheu há pouco mais de um ano a visita do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, e nesta cidade foi assinado um Protocolo idêntico ao que o Governo assinou com Pontault-Combault.

Trata-se de um Protocolo de cooperação entre o Ministério português dos Negócios Estrangeiros, a Mairie de Soufflenheim e a Associação Portuguesa de Soufflenheim. Para além de Pontault-Combault, na região parisiense e de Soufflenheim na Alsácia, apenas Cenon, nos arredores de Bordeaux, assinou também este tipo de Protocolos criados por José Luís Carneiro.

É no quadro deste Protocolo que tem lugar esta exposição que pode ser visitada gratuitamente na sede da coletividade.

 

Associação Portuguesa de Soufflenheim

1D rue de Koenigsbruck

67620 Soufflenheim

 

 

[pro_ad_display_adzone id=”9235″]