Exposição sobre a visita de Bernardino Machado a França há 100 anos

A exposição “Boa Viagem, Senhor Presidente”, sobre os 100 anos da primeira visita de Estado da República vai ser inaugurada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na próxima terça-feira, dia 7 de novembro, às 18h30 (hora de Lisboa).

Esta exposição do Museu da Presidência da República conta a história da primeira vez que o Presidente da República portuguesa viajou oficialmente ao estrangeiro, há 100 anos.

A Alemanha declarara guerra a Portugal em março de 1916, o que levou ao envio de tropas portuguesas para a frente de guerra na Europa. Em janeiro de 1917, partiram para a Flandres francesa os primeiros homens do Corpo Expedicionário Português (CEP), e no final do verão foi tomada a decisão da viagem presidencial. O objetivo principal era o encontro do Presidente com os soldados que tinham sido mobilizados para a guerra, manifestando-lhes, assim, a solidariedade de Portugal inteiro.

No dia 8 de outubro de 1917, Bernardino Machado partiu de comboio, da Estação do Rossio, acompanhado por uma pequena comitiva onde se incluía o Primeiro Ministro – Chefe do Governo, como se dizia na época – e o Ministro dos Negócios Estrangeiros, além de cinco jornalistas.

A viagem durou dezoito dias e durante o percurso, o Presidente Bernardino Machado foi recebido pelo Rei Afonso XIII de Espanha, o Presidente Raymond Poincaré de França, o Rei Jorge V de Inglaterra e Alberto I, Rei dos Belgas. Para a jovem República portuguesa – que contava apenas sete anos – foi um momento importante de reconhecimento internacional.

Remontando a uma época em que viajar não era uma rotina, mas um acontecimento, esta exposição é também uma homenagem aos milhares de Portugueses que combateram nas trincheiras da Grande Guerra.

Em exposição vão estar cerca de 550 peças provenientes de várias coleções públicas e privadas.

 

De 8 de novembro a 4 de março

Palácio da Cidadela de Cascais

De terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00

Infos: (+351) 21.361.46.60