Álvaro Rito

Faleceu José Vieira, dirigente associativo em Feyzin

Faleceu José Vieira, ilustre cidadão de Feyzin (69), da região do Rhône. Nascido em Pedorido, Castelo de Paiva, para além de “grande homem”, foi fundador e dirigente durante décadas da Associação Desportiva dos Portugueses de Feyzin e ainda assumia atualmente a sua presidência.

A última conversa que o LusoJornal teve com José Vieira foi no ano passado.

José Vieira contou-nos um pouco da história da associação e a ideia da sua criação veio de quatro amigos: José Moreira, Augusto Moreira, José Ferreira e José Vieira. Verificada esta vontade de constituírem um projeto coletivo, foi então criada a 23 de março de 1982, a Association Sportive des Portugais de Feyzin, certificada pela Prefeitura do Rhône.

A primeira Direção foi constituída tendo como Presidente José Martins. O Vice-Presidente era José Vieira, o Secretário era Manuel Moreira, o Tesoureiro era Adão Martins e o Treinador da equipa de futebol era Augusto Moreira.

“A equipa principal começou em 5° lugar no ranking, mas bastaram dois anos para subir o que tinha que subir, na altura o pessoal estava motivado e desta forma todos os anos recebíamos uma promoção de excelência”, contava José Vieira.

Em 1986 foi criada a equipa de reserva. Também esta começa em 5° lugar e chega rapidamente ao 1° lugar, sempre ganhando todos os jogos. “Foram tempos de glória para a associação” contava o Presidente que agora faleceu.

As duas equipas foram várias vezes Campeãs, nos diferentes escalões de idade e ganharam por três vezes a Taça da Vallée-du-Rhône, o máximo que se podia conquistar na altura. Jogaram com equipas portuguesas localizadas nas mais variadas cidades de França – em Annecy, Saint Priest, Vaulx-en-Velin, Oyonnax, Annemasse e Paris – assim como da Suíça.

Em novembro de 1995, José Martins deixa a presidência da Associação depois de 13 anos de muitas conquistas. Até encontrar um novo Presidente, foi José Vieira quem assegurou temporariamente esta função, entre novembro de 1995 a abril de 1996. Após eleições, foi Vítor Pinto quem assumiu a Presidência, de maio de 1996 a junho de 1999.

 

Associação passou a ser Desportiva e Cultural

Em 1997 a Association Sportive des Portugais de Feyzin alterou o seu objetivo e nome na Prefeitura e torna-se Association Sportive et Culturelle des Portugais de Feyzin.

José Vieira explicou que “na altura passámos a fazer vários eventos culturais, como o Baile de Páscoa onde chegaram a vir atuar em Feyzin Roberto Leal, Marco Paulo, Santa Maria, Canta Baia, Nelo Monteiro, José e Ana Malhoa, Quim Barreiros, Emanuel, Jorge Ferreira e até Tony Carreira, entre outros. Criámos o Festival folclórico em Feyzin, com inúmeros grupos vindos de várias regiões, de Saint Etienne, Vaulx-en-Velin, Saint Symphorien d’Ozon, Solaize, Saint Priest, Rilleux-la-Pape, e outros vindos de Portugal, como Pé de Moura. Convidávamos também para o nosso Festival muitos grupos internacionais o que proporcionava muito dinamismo à cidade de Feyzin”.

 

Geminação com Gondomar

Foi em 1985 que Daniel Hulas, o Presidente do Comité de geminação de Feyzin, José Martins e José Vieira, se deslocaram a Gondomar “para nos encontrarmos com o Presidente da Câmara daquela cidade, Arlindo Neves e o seu Adjunto, com a finalidade de criar uma geminação entre a cidade de Feyzin e a cidade de Gondomar”.

Foi devido a este empenho por parte de todos os intervenientes que se concretizou a assinatura da Convenção da geminação entre Gondomar e Feyzin no dia 3 de maio de 1986. Foi também neste preciso dia que foi inaugurado o Parc de l’Europe. “Ainda me lembro deste dia”, comenta José Vieira.

Muitas personalidades estiveram presentes. O Maire de Feyzin, na altura, era José Sublet, mas estava também o Cônsul de Grande-Bretanha em Lyon, o Cônsul-Geral de Portugal, claro, um Deputado europeu, um representante da Câmara de Gondomar, o Sub-Préfet du Rhône, entre muitos outros convidados.

 

Separação das duas associações

Em julho de 1999, José da Rocha foi eleito Presidente da associação com mandato até 2002. E foi neste último ano que a Association Sportive et Culturelle des Portugais de Feyzin se divide em duas, “a pedido da Mairie de Feyzin, cujo Maire era Yves Blein” afirmou José Vieira. José da Rocha ficou na Presidência da Association Culturelle des Portugais de Feyzin, e José Vieira assumiu a Presidência da Association Sportive des Portugais de Feyzin, como anteriormente.

Na Associação desportiva, as equipas de futebol de 11 dedicavam-se aos Campeonatos regionais e nacionais e da Vallée-do-Rhône. “Criaram-se Torneios de futebol de salão, nesta época começámos com intercâmbios com as equipas de futebol de Gondomar e Castelo de Paiva. Faziam-se Torneios de petanca, sueca e dominós” explicou José Vieira.

 

Incêndio devastou a sede da associação

José Vieira lembrou também aquele que foi “o momento mais triste” da associação. “Foi no dia 27 de abril de 2016, quando fui informado que o espaço da sede da nossa associação, no estádio Pascal Depuis, em Feyzin, no chemin de la Tour, estava a ser completamente destruído por um incêndio que começou por volta das 16h00. Vários bombeiros deslocaram-se ao local, mas nada conseguiram fazer para salvar o pequeno espaço cedido pela Mairie de Feyzin. No dia seguinte, a Direção e alguns dos sócios, deslocámo-nos ao local para recolher o que ainda estava intacto, alguns troféus, documentos, equipamentos e mercadorias, pois tínhamos um bar aberto aos sócios aos fins de semana. Este bar passou automaticamente para a Association Culturelle des Portugais de Feyzin”.

Essa foi uma data fatídica para a associação e José Vieira queixava-se que “nunca mais houve uma resposta da Marie para nos atribuir um novo local. Em todas as reuniões que tivemos com os responsáveis, todos os nossos pedidos foram negados”.

A Associação continua oficialmente ativa, com o registo na Prefeitura do Rhône n° W691051766. “Com os membros da Direção atualizados, ainda conseguimos manter os sócios de antigamente, mas neste momento sem atividade, sem sede, a última atividade foi realizada em fevereiro de 2018, não em Feyzin, mas em Saint Fons”.

Da atual Direção eleita em fevereiro de 2016, presidida por José Vieira, integram ainda Manuel Dias como Vice-Presidente, Manuel Gaspar Martins como Tesoureiro, José Carlos Moreira como Secretário e Patrícia Guerreiro como Secretária Adjunta.

 

As “homenagens” de José Vieira

José Vieira relembrou ainda os tempos áureos da associação e não deixou de prestar homenagem a quem fez parte ativa da vida associativa e já não está entre nós, lembrando por exemplo Queirós da Silva, António Ferreira, Armando Martins, Moisés Moura, João de Sousa, António Duarte e Batista. “Quero agradecer ao Mário Ribeiro que animou os nossos Torneios e esteve sempre lá quando nós precisámos dele” disse ao LusoJornal.

Agradeceu também a todos os jogadores que evoluíram na associação depois da sua criação, aos treinadores, aos dirigentes, aos Presidentes, a todos os voluntários que ajudaram esta associação na realização dos seus eventos desportivos e culturais. “Quero ainda salientar que a associação subvencionou o primeiro ano do programa português de rádio Raízes. Foi a Association Sportive des Portugais de Feyzin que assumiu a responsabilidade perante a Radio Pluriel, pagámos as primeiras quotas, acreditei desde o primeiro minuto nesta equipa para a animação do programa português pois fazem parte da minha equipa de trabalho. Ainda convidámos, na altura, várias vezes o Maire de Feyzin, mas tivemos os convites sempre declinados” lamentou novamente.

 

Funeral vai ter lugar na terça-feira

Durante a entrevista que foi realizada no ano passado, José Vieira salientou “o facto desta pequena associação, como é ou foi a nossa, ficou anos e anos consecutivos nos primeiros lugares nos diferentes Campeonatos em que participava, sempre com grande força de vontade dos seus jogadores. Estas pessoas foram incansáveis”.

José Vieira faleceu na quinta-feira desta semana. “Grande Homem” consideram os animadores do programa Raízes, “que esteve sempre ligado à Association Sportive des Portugais de Feyzin, onde exerceu funções nos seus órgãos sociais, além de ter sido o grande impulsionador de grandes festas da Comunidade portuguesa na década de 80/90 em Feyzin.

O Funeral de José Vieira terá lugar na próxima terça-feira, dia 14 de janeiro, às 14h00, na igreja Matriz de Feyzin.

 

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]