Uma senha ser-lhe-á enviada por correio electrónico.

Federação das Associações da Diáspora elegeu novos corpos sociais em Viseu

Jorge Rodrigues (Zurique – Suíça) é o novo Presidente da Federação das Associações da Diáspora (FAD), sucedendo a Manuel Bettencourt (Califórnia, USA) que passa para a Presidência do Conselho Fiscal. O escritor Manuel do Nascimento da região parisiense, passa a ser Vice-Presidente e Elisabete Rodrigues, de Strasbourg, integra também a Direção.

José Ernesto Silva, da Confraria de Saberes e Sabores da Beira ‘Grão Vasco’ mantém a Presidência da Assembleia Geral.

As eleições da FAD decorreram este sábado numa Assembleia Geral muito participada, que decorreu na sede da FAD, em Viseu. A ato eleitoral realizou-se no âmbito do IV Encontro de Dirigentes Associativos da Diáspora, organizado pela Confraria ‘Grão Vasco’, que contou com a presença de mais de 20 participantes oriundos de vários pontos do mundo. A votação decorreu de acordo com o regulamento e os estatutos da FAD e supervisionada pela Mesa da Assembleia Geral.

Durante todo o dia, em que teve lugar o Encontro, decorreram várias intervenções, com destaque para o Vereador do Turismo da Câmara de Viseu, Jorge Sobrado, que saudou “a presença de tão ilustres personalidades na nossa cidade”, enaltecendo o papel da FAD e da sua importância para a Diáspora portuguesa. Odete Madeira abordou a temática do Folclore, enquanto José Carlos Governo destacou a importância e o papel das associações da Diáspora. A finalizar Diana Marques, da Lusovini – Vinhos de Portugal, falou sobre o papel que o vinho do Dão pode ter na ligação ao nosso país.

Terminado o ato eleitoral, que encerrou o Encontro, o Presidente da Assembleia Geral da FAD, José Ernesto Silva, agradeceu a presença e participação de todos, num encontro que voltou a reunir em Viseu destacados dirigentes do mundo associativo português no mundo.

O novo Presidente da FAD, Jorge Rodrigues, já definiu os objetivos para o mandato que agora inicia, nomeadamente o reforço e divulgação da FAD junto das Comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo, mas também o seu reforço com a adesão de novas associações ou clubes portugueses. Atualmente conta com cerca de três dezenas de associados da Europa, Africa e América do Norte e do Sul.

Entre os presentes no encontro, referência para António Lopes, do Rio de Janeiro, membro da Confraria ‘Grão Vasco’ e que representou a Casa do Distrito de Viseu do Rio de Janeiro; Manuel Viegas, vindo da Flórida, que para além de membro da Confraria de Saberes e Sabores da Beira ‘Grão Vasco’ é também Conselheiro das Comunidades Portuguesas naquela região dos Estados Unidos. Estiveram também presentes uma representação da Mairie de Marly-le-Roi e uma Associação da Zona de Paris, com quem a Confraria ‘Grão Vasco’ irá brevemente assinar um Protocolo de colaboração.

Os participantes levaram várias lembranças oferecidas pela Câmara de Viseu, Viseu Marca, INATEL, Turismo do Centro e Comissão Vitivinícola Regional do Dão e vinhos do Dão oferecidos pelos produtores Adega da Corga, Adega de Silgueiros e Adega de Penalva do Castelo.

 

Órgãos sociais da F.A.D.

Triénio 2019/2022

 

Mesa da Assembleia-Geral

 

Presidente

José Ernesto Pereira da Silva, Portugal

 

1º Secretário

Otília Torres, Argentina / Buenos Aires

 

2º Secretário

António Cardão, Brasil / Rio de Janeiro

 

Direção

 

Presidente

Jorge Rodrigues, Suíça / Zurique

 

1º Vice-Presidente

Isabelle Coelho-Marques, EUA / New York

 

2º Vice-Presidente

Manuel Nascimento, França / Paris

 

1º Secretário

Bruno Martins, Alemanha / Hamburgo

 

2º Secretário

José Farias, Suíça / Montreux

 

Tesoureiro

José Paulo Peixoto, Luxemburgo / Luxemburgo

 

Vice-Tesoureiro

Bernardino Nascimento, Canadá / Toronto

 

Diretor de Patrocínios

Elisabete Rodrigues, França / Strasbourg

 

Diretor de Relações P.

Isabel Ferreira, Luxemburgo / Luxemburgo

 

Conselho Fiscal

 

Presidente

Manuel Bettencourt, EUA / Califórnia

 

Secretário

Analiza Lousada, África do Sul / África do Sul

 

Vogal

Eliete Farias, Brasil / Manaus

 

LusoJornal Artigos

 

 

Gostou deste artigo? Vote, participe!
Votação do Leitor 2 Votos
9.7
X