Festa da solidariedade em Meyzieu

A Sala de festas Jean Poperen, em Meyzieu (69), nos arredores de Lyon, acolheu a organização de mais um “Dia de Solidariedade” onde as associações de Meyzieu, Sueca e de St Priest reuniram no sábado passado, dia 1 de outubro, vários cantores de variedades portuguesas que vivem na região Rhône Alpes como Fernando e Adriana Calheiros, Sthefane, Chico Alentejano e Alex Mister Gay.

Estiveram presentes nove grupos de folclore: Os Campinos, Corações de Alto Minho, Colombe de la Paix de Bron, Folclore de Jassens, St. Maurice l’Exil, Os Amigos de Decines, Rio Lima Alto Minho de Caluire, Gupo Folclórico de Brignais, Estrelas do Minho e a sua Fanfarra de Vaulx-en-Velin. Todos participaram nas animações e nos espetáculos que decorreram durante o dia de sábado.

O som e as luzes foram da responsabilidade de Mário Ribeiro da Sono Ritm’o. Todos participaram voluntariamente nesta angariação de fundos com fins caritativos.

Cerca de quinhentas pessoas passaram por esta sala de festas, cedida também gratuitamente pela Mairie de Meyzieux, até altas horas da manhã de domingo. Havia pratos regionais, grelhados e um serviço de bar “à portuguesa”.

“Quero agradecer a todos os nossos parceiros, empresários do setor da construção civil, que foram muitos, mais de quinze, e ao banco Santander Totta, assim como à Academia do Bacalhau de Lyon” disse ao LusoJornal Manuel Santos, iniciador deste evento caritativo que vai na sua quinta edição.

Manuel dos Santos também agradeceu a parceria do programa “Raízes”, da rádio Plurielle, que animou a festa.

A “Associação Protetora da Criança de Valadares”, na região do Porto, foi escolhida este ano para ser a destinatária da totalidade dos fundos recolhidos, que ascendem a 11.700 euros. “Corresponde a quase quatro mil euros a mais do que no ano passado” disse visivelmente contente Manuel dos Santos.

No domingo, na sede da associação de Meyzieux, foi anunciado o montante dos donativos, no decorrer de um aperitivo onde estiveram presentes o novo Cônsul Geral de Portugal em Lyon, Luís Câmara, o Maire de Meyzieux, Cristophe Quiniou, o Deputado Meunier, o Conselheiro das Comunidades Manuel Cardia Lima, os Presidentes das associações organizadoras, e os representantes das empresas que patrocinaram este evento.

Nos seus discursos, todos saudaram e felicitaram esta iniciativa caritativa, e também deixaram encorajamentos para a próxima edição, prevista para setembro de 2018.

“A vida associativa é como uma corrente, que ao nível social pode ajudar os mais carenciados. Temos aqui a prova que isso é verdade. A Mairie de Meyzieu estará sempre disposta a ajudar-vos, podem contar conosco” disse Cristophe Quiniou, o Maire da cidade.

Meyzieu situa-se a norte do Grande Lyon, onde a Comunidade portuguesa vive e trabalha já há várias décadas participando assim na vida económica e social desta cidade.

 

[pro_ad_display_adzone id=”2724″]