Uma senha ser-lhe-á enviada por correio electrónico.

“Festa do Pai Nosso” na Pastoral Portuguesa de Lyon

LusoJornal / Jorge Campos LusoJornal / Jorge Campos LusoJornal / Jorge Campos LusoJornal / Jorge Campos LusoJornal / Jorge Campos LusoJornal / Jorge Campos

No domingo passado, dia 11 de novembro, a Pastoral portuguesa da Diocese de Lyon organizou a “Festa do Pai Nosso” na Catequese. A igreja da Paróquia de St Luc acolheu os meninos da Catequese e seus respetivos pais, assim como todos os fiéis, para participarem na celebração da Eucaristia prevista para esse dia.

A cerimónia de entrega dos diplomas aos meninos do 1° ano integrou-se na celebração Eucarística com cânticos e a sua gestual.

Os Catequistas Nuno, Paula, Graça e Glória preparam esta cerimónia com o apoio do grupo coral que animou a celebração. O Capelão da Comunidade portuguesa em Lyon, o Cónego Eric Besson, presidiu e celebrou a Eucaristia.

“Foram momentos de grande emoção para nós, os Catequistas, e para os pais que também participaram nas leituras. Deste modo, todos nós testemunhámos a força que esta oração do “Pai Nosso” tem na fé cristã” disse ao LusoJornal Nuno Portela, Catequista na Pastoral.

Atualmente, cerca de 60 meninos frequentam os diferentes anos do percurso catequético da Pastoral. “Somos sete Catequistas, mas seria necessário que outras pessoas viessem para nos ajudarem. O ideal seria termos grupos de 7 a 8 meninos, assim o ensino é proveitoso, mas mais de 10 por grupo já é muito difícil, para estas idades, obtermos resultados positivos” acrescentou como num apelo, Nuno Portela.

No próximo dia 9 de dezembro, na Igreja de St Luc, pelas 11h00, haverá uma celebração Eucarística com o Bispo auxiliar de Lyon, D. Emmanuel Gobillard, onde 16 jovens portugueses com idades entre os 15 e os 25 anos, receberão o sacramento do Crisma. Será no decorrer da Eucaristia mensal, em St Foy-lès-Lyon , e “onde também o Bispo auxiliar Emmanuel Gobillard fará conhecimento com a Comunidade católica portuguesa, pois é a primeira vez que visita esta Comunidade residente no Grande Lyon” informou o Cónego Eric Besson ao LusoJornal. “Já estão abertas as inscrições para a formação do Crisma 2019, e as sessões começam em janeiro com a frequência de duas por mês. Temos já 12 inscritos, mas podemos aceitar até 15 jovens e adultos, que não tiveram ocasião de receberem o sacramento do Crisma”.

Gostou deste artigo? Vote, participe!
Votação do Leitor 2 Votos
4.8
X