LusoJornal / Jorge Campos

Festa dos 30 anos do Instituto de língua e cultura portuguesa (ILCP) em Lyon

O Instituto de língua e cultura portuguesa organizou um encontro festivo com jantar e animação musical de Manuel Mendes, acompanhado por Augusto na guitarra clássica. Os dois interpretaram múltiplas canções do seu variado repertório, percorrendo a riqueza musical portuguesa.

“Hoje, além deste aniversário dos 30 anos, pois o ILCP nasceu a 5 de setembro de 1989, quisemos também apresentar aos nossos novos alunos, os novos locais, e também um pouco da nossa cultura e da nossa música” explicou Rosa Maria Frejaville ao LusoJornal. “Convidámos o Manuel Mendes que é um amigo de longa data e que também foi professor desde o início no ILCP. Nos nossos convidados tínhamos também antigos alunos e amigos do Instituto”.

Rosa Frejaville lembrou que “nestes 30 anos, vivemos bons momentos e recordamos muitas boas lembranças, como a visita de Manoel de Oliveira, Lídia Jorge, José Rodrigues dos Santos, Rui Veloso, José Cardoso Pires, o teatro Led’s e outros mais. Recordamos os sucessos de antigos alunos, como o primeiro aluno Luís Martins, que é hoje professor de português e de francês em Portugal, Carlos Simões que queria ser médico e que é hoje um médico muito famoso no Instituto de Oncologia do Porto. São então 30 anos com muitas boas recordações e trabalho feito, muito positivo, ao nível do ensino e divulgação da nossa cultura em geral” disse ainda a Diretora pedagógica do ILCP.

No sábado, dia 14 de setembro, teve lugar a primeira de duas Jornadas de apresentação e de inscrição para o ano letivo 2019/2020, que decorreu nos novos locais, no 9° bairro Vaise, em Lyon. Como era esperado, houve muitas inscrições, sobretudo adultos estrangeiros, que desejam aprender o português para fins profissionais e também de visita ou instalação em Portugal.

As aulas começaram no sábado dia 21 de setembro para as crianças e jovens, do colégio e do liceu e os adultos durante a semana. Vários projetos de encontros estão agendados para o próximo ano, com visitas, conferências e a já famosa “Noite do Fado” no mês de fevereiro. Muito em breve haverá uma exposição sobre a história da língua e da cultura portuguesa em St. Etienne, em parceria com o ILCP, e com a animação de António Vieira da Silva. Para o ano 2020 está também prevista uma conferência de António Tavares, em abril.

“Em março, vários escritores portugueses passarão pelo ILCP dando conferências e apresentando as suas obras, homens políticos e mesmo o Presidente da República portuguesa” adiantou Rosa Maria Frejaville ao LusoJornal.

Os professores deste ano letivo 2019/2020 são Ana Santos, Suellen Ventorim, Soraia Dimas, Helenilda Rochedix e José Manuel Marques. A Diretora pedagógica é Rosa Maria Queiroz Frejaville, que também é a responsável pela ensino no Instituto. A secretária é Margarida Despacha.

 

[pro_ad_display_adzone id=”23774″]