LusoJornal / Jorge Campos

Festa em honra de N. Sra de Fátima terminou festividades marianas na região de Lyon

A Associação Portuguesa de Montluel (01) organizou no fim de semana passado, dias 26 e 27 de maio, a sua Festa em honra de Nossa Senhora de Fátima, com uma vertente religiosa, mas também com uma vertente profana e popular, que reuniu centenas de pessoas vindas mesmo da Suíça vizinha e da Loire.

O Pároco da cidade de Montluel, Patrick de Varax, acolheu na sua igreja paroquial de Notre Dame du Marais de Montluel, a Comunidade portuguesa e francesa que, em união, honraram Nossa Senhora de Fátima.

No sábado 26, houve uma missa, seguida da procissão de velas nas ruas adjacentes à igreja, animada pelo Padre José Azevedo e presidida pelo Padre Patrick de Varax.

Pela tarde de sábado, o Padre José Azevedo, vindo de Lisboa, da Congregação Vicentina, a convite da associação local, acolheu em confissão a Comunidade católica e participou à noite, na Eucaristia e também no recitar do Terço durante a procissão de velas.

No domingo 27, às 13h30 teve início a celebração da Eucaristia, e no final seguiu-se novamente uma procissão com os andores da Imagem de Nossa Senhora de Fátima, do Santo Padre de Ars, Jean Marie Vianney, e do Menino Jesus, nas ruas de Montluel, onde grande adjunto de devotos à Virgem Maria marcou presença, cantado e rezando.

Este encontro, e outros que tiveram lugar na região Auvergne-Rhône-Alpes, fechou as festividades em honra de Nossa Senhora de Fátima nesta região, que tiveram lugar durante o mês de maio.

No final da tarde de domingo, teve lugar um desfile de ranchos folclóricos portugueses, entre eles «Estrelas do Minho» e «Corações do Minho», e também a Fanfarra de Vaulx-en-Velin, que acompanhou a procissão tocando marchas religiosas.

No final, o grupo musical Anjos da Noite, vindos da Suíça, animaram o baile e apresentaram o seu espetáculo pela noite dentro.

Esteve presente nesta homenagem à Virgem Maria, o Conselheiro das Comunidades Portuguesas, Manuel Cardia Lima.

A Associação Portuguesa de Montluel tem nova Direção há quatro anos e é presidida por Filipe Marques. É a associação que organiza a Festa. Maria do Céu Barros teve a seu cargo uma parte da organização, desde o organista ao administrativo, e contatos com as autoridades e polícia local.

«Há mais de três meses que certas coisas tiveram de ser faladas e tratadas. Este ano tínhamos mais figurantes na procissão e isto dá muito trabalho» confiou ao LusoJornal Maria do Céu Barros.

Montluel fica a 25 quilómetros a norte de Lyon, no departamento de Ain (01), onde a Comunidade portuguesa também participa na atividade económica e social desta cidade, desde os anos 70.