LusoJornal / Mário Cantarinha

Festa Franco-Portuguesa de Pontault-Combault voltou a juntar milhares de forasteiros

Mais uma vez, no fim de semana passado, a cidade de Pontault-Combault (77) acolheu a maior festa portuguesa de França. Pelo palco colocado, como habitualmente, nos jardins da Mairie, passaram nomes como Finist3rra, Diogo Faria, Kamaléon, Master Jake, Zé Amaro et Dj Hym-R & Mc Dy, no sábado. E no domingo Laurene D, João Marques, José Luis Fernandez & DB7, Toy, Cláudia & Minhotos Marotos e Zouk Machine.

Os Minhotos Marotos e Zouk Machine foram os principais cabeças de cartaz e o sol fez com que, mais uma vez, o parque se enchesse de público para assistir ao concerto gratuito.

Dos dois lados do parque, dezenas de stands apresentavam produtos portugueses e franceses e não faltou quem comesse no recinto da festa, já que o tempo estava convidativo.

No domingo de manhã houve folclore, como acontece todos os anos, e no final da manhã teve lugar a já habitual ronda das personalidades que passaram cumprimentar os stands. Cipriano Rodrigues, o Presidente da Associação Portuguesa Culturai e Social de Pontault-Combault, organizadora da festa, e o Maire Gilles Bord – que ocupa as funções há poucos meses, depois da saída de Monique Delessard – acolheram o Embaixador de Portugal em França, o Cônsul Geral de Portugal em Paris e o Cônsul Adjunto, assim como o Sous-Préfet de Torcy e os dois Deputados eleitos pelo círculo eleitoral da Europa, Carlos Gonçalves e Paulo Pisco.

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, ainda foi anunciado na festa, mas não pôde estar presente por «razões de agenda», tendo o Cônsul Geral de Portugal em Paris, António de Albuquerque Moniz, lido uma mensagem durante o almoço que a associação ofereceu aos parceiros da festa.

A meio da tarde, a festa foi interrompida para os habituais discursos.

Cipriano Rodrigues agradeceu a todos os voluntários que participaram na festa, e em particular Mónica Marques e Philippe Martins. «Sem a ajuda de todos os voluntários da associação a festa não teria lugar, mas com o apoio logístico da Mónica Marques e do Philippe Martins, esta festa consegue ter o brilho que tem hoje”.

Este foi o segundo discurso de Cipriano Rodrigues durante a Festa Franco-Portuguesa já que assumiu no ano passado a presidência, em substituição de Mário Castilho, sempre presente.

«A nossa festa é a prova do trabalho realizado desde há largos anos, um trabalho de escuta social, de valorização cultural, de intercâmbios institucionais, com o apoio constante da autarquia de Pontault-Combault» disse Cipriano Rodrigues. «Juntos criámos uma verdadeira festa da amizade e da tolerância».

Agradeceu Monique Delessard, a antiga Maire da cidade, sempre presente, e pediu uma ovação para o novo Maire, Gilles Bord.

«Estou verdadeiramente orgulhoso, nomeadamente tendo em conta o contexto social atual. […] Devemos este sucesso às relações excecionais que conseguimos tecer entre nós, entre a APCS e a autarquia de Pontault-Combault, mas também com o conjunto dos nossos parceiros institucionais, com todos os nossos parceiros, com os voluntários e o público. Apesar de um contexto económico difícil, conseguirmos renovar esta experiência pela 43ª vez».

Visivelmente impressionado, o Embaixador de Portugal em França, Jorge Torres Pereira, também participou pela primeira vez nesta festa. «É impressionante, para alguém que vem aqui pela primeira vez, como eu, de ver esta participação massiva de Portugueses» disse no seu discurso. «Mas é importante para alguém, como eu, que defende a excelência da relação entre Portugal e a França».

O Embaixador falou primeiro em francês para lembrar que mais de 3,2 milhões de turistas visitaram Portugal em 2017 e que há cerca de 620 voos entre 23 aeroportos franceses e os aeroportos portugueses. O Maire de Pontualt-Combault sabe disso porque vai regularmente a Portugal por razões familiares, porque está casado com uma portuguesa.

No palco também estava o Presidente da Câmara Municipal de Caminha, cidade geminada com Pontault-Combault e o Presidente da Câmara Municipal de Leiria que se encontrava em Paris para participar no Salão do imobiliário e do turismo português.

«Agradeço sinceramente cada um de entre vós. Sem a vossa implicação ao nosso lado, esta festa não existiria. E sem esta festa, a nossa associação não poderia levar a cabo a sua missão, nomeadamente no dominio social, mas também cultural e do ensino» disse Cipriano Rodrigues dirigindo-se aos parceiros institucionais e económicos. «Agradeço também o nosso público fiel, cada vez mais numeroso».

E a festa continuou para acabar horas depois, «sem incidentes», apesar de terem passado pelo parque da Mairie, milhares de forasteiros.