Festa de St Martinho em Cenon

Vinho novo e castanhas não faltaram na casa da associação Alegria Portuguesa de Gironde, em Cenon (33), nos arredores de Bordeaux. Mais uma vez, festejou-se o São Martinho para «matar saudades do nosso querido Portugal».

Há 36 anos que a associação vem festejando este dia 11 de novembro. A tarde começou com a atuação do grupo musical Lua Cheia que animou a festa. Mas também atuou o rancho folclórico da casa. E a casa… estava cheia.

No final da tarde foram distribuídas as castanhas e o vinho novo. Mais tarde foi servido o Caldo Verde e todos concordaram que passaram uma tarde e uma noite «muito divertida».

Várias personalidades participaram no evento, como por exemplo o Deputado eleito pelo círculo eleitoral da emigração, Carlos Gonçalves, e pela primeira vez o novo Cônsul Geral de Portugal em Bordeaux, Marcelo Mathias. Também o Deputado da Gironde, Alain David, antigo Maire, marcou presença, assim como o atual Maire Jean-François Egron, a Maire Adjointe Fernanda Alves, o Conselheiro das Comunidades Valdemar Félix e o seu suplente Carlos Cunha.

Todos felicitaram a associaçao pelo trabalho e pela dedicação que tem em prol da Comunidade portuguesa. O Presidente José Rodrigues, emocionado, agradeceu em seu nome e em nome de todo o seu grupo, a presença destas personalidades que mais uma vez valorizam o trabalho que a associação tem feito durante 36 anos de existência.

José Rodrigues também agradeceu ao público presente «pela confiança e pelo carinho que sempre transmitiram a esta associação. Pois com a participação de todos podemos cada vez ir mais longe e transmitir as nossas tradições num país que não é o nosso, mas que nos sabe receber». Agradeçeu também a cidade de Cenon e ao Maire Jean-François Egron «pelo seu apoio e disponibilidade e pela sua presença».

Nesse mesmo dia, pela manhã, o Deputado Carlos Gonçalves também participou nas cerimónias dos 99 anos da assinatura do Armistício, em Cenon, onde teve a oportunidade de reunir com Maire Adjointe Fernanda Alves. Abordaram diversos assuntos de interesse para as Comunidades portuguesas, nomeadamente as geminações e a cooperação entre municípios portugueses e franceses.