Festival das Geminações junta Vila Nova de Paiva e Sátão, Les Ulis e Orsay

A 10ª edição do Festival das Geminações terá lugar neste fim de semana de sábado 23 e domingo 24 de fevereiro, organizada pela Associação Cultural Portuguesa Les Ulis-Orsay (ACPUO) e coincide este ano com o 40º aniversário da própria associação.

Esta vai ser mais uma oportunidade para celebrar as geminações entre Orsay e Vila Nova de Paiva, mas também entre Les Ulis e Sátão, num ambiente particularmente festivo, marcado pelo início das festividades dos 40 anos da ACPUO, que vão continuar ao longo do ano 2019.

Este Festival vai reunir os habitantes de Orsay e de Les Ulis, mas também artesãos e produtores, assim como os representantes das Câmaras Municipais vindos de Vila Nova de Paiva e de Sátão.

Como tem acontecido na última década, a Feira Artesanal do sábado 23 de fevereiro, à tarde, vai permitir de (re)descobrir as obras artesanais e artísticas, os produtos locais e especialidades regionais de Portugal e particularmente da região dos concelhos geminados.

O serão de sábado será animado por um grupo musical muito conhecido e apreciado, vindo de Viseu, capital do distrito a que pertencem Vila Nova de Paiva e Sátão, e as especialidades portuguesas habituais serão servidas ao mesmo tempo no bar.

As bancas da Feira continuarão abertas durante o dia de domingo 24 de fevereiro, e para comemorar os 40 anos, à hora do almoço, um bolo de aniversário digno do acontecimento será servido à sobremesa, acompanhado com Champagne. Durante a tarde, animações musicais tradicionais e danças folclóricas vão-se suceder e terminar com música para dançar.

A entrada no Ginásio Blondin, em Orsay, é gratuita durante os dois dias do Festival, no entanto para almoçar no domingo é necessário reservar com antecedência.