LusoJornal / Patrícia Guerreiro

Festival de folclore da associação Colombe de la Paix animou Bron

No sábado passado, dia 6 de junho, realizou-se o 34º Festival da “Association Sportive et Culturelle Portugaise – Colombe de la Paix” de Bron (69), cidade localizada na proximidade de Lyon, que integra o grupo folclórico Flores de Portugal.

O estádio Pierre Duboeuf, em Bron, foi o cenário que acolheu este encontro cultural e desportivo, um evento com entrada gratuita e gastronomia típica portuguesa. E que tem contado ao longo dos anos com o apoio da Marie de Bron. Este ano, o Maire Jean-Michel Longueval esteve presente no local e saudou toda a organização do evento.

O Festival folclórico só teve início por volta das 15h30 devido ao forte calor que se fazia sentir no local. E a apresentação do Festival ficou a cargo do Presidente Honorário Sr. Pires, fundador da Associação o qual demonstrou um imenso orgulho em anunciar a subida ao palco do grupo da casa, as Flores de Portugal.

“É sem dúvida um Festival folclórico formado por grupos que representam a cultura tradicional portuguesa, onde estiveram presentes as diversas associações portuguesas da região, realizando-se assim um intercâmbio cultural muito animado e convivial, é um enorme prazer poder estar presente neste Festival e fazer a apresentação. Apesar de estar um pouco afastado por motivos pessoais, sinto-me em família aqui em Bron, somos uma família”, comentou o Sr. Pires ao LusoJornal.

Em paralelo e ao longo do dia, decorreu um Torneio amigável de futebol que reuniu as várias equipas das associações desportivas de Vaulx-en-Velin, St Martin d’Hères, Meyzieu e Bron, entre outras.

Centenas de pessoas marcaram presença no evento que contou com a atuação dos mais variados grupos da região como os Amigos de Decines, Corações do Minho de Jons, Rio Lima Alto Minho de Caluire, Estrelas do Minho de Vaulx-en-Velin, Mocidade do Verde Minho de Saint Martin d’Hères e Les Portugais de la Loire de St Etienne.

Esteve presente o Cônsul Geral de Portugal em Lyon, Luís Brito Câmara, juntamente com a esposa. No seu discurso felicitou o Presidente da Associação e a sua equipa “pela excelente iniciativa e organização” que permitem reunir milhares de compatriotas numa tradição de família, amizade e cultura portuguesa. O Cônsul-Geral recebeu uma Placa da Associação Portuguesa de Bron – Colombe de la Paix e agradeceu ao Presidente da Associação e a toda a Direção pelo convite e o bom acolhimento. Relembrou ainda a importância das Comunidades portuguesas “continuarem a promover este género de iniciativas, que congregam o que Portugal tem de melhor – convívio, amizade e música – para além de sedimentar e reforçar o bom relacionamento e amizade com a França”.

Luís Brito Câmara aproveitou a ocasião para desejar a todos umas boas férias e sobretudo apelou a todos para que tenham cuidados redobrados na estrada se forem de automóvel a Portugal, tendo relembrado que “Portugal precisa de todos os seus cidadãos, sobretudo dos nossos compatriotas que residem no estrangeiro, trabalham e honram o seu nome com o seu trabalho e exemplo”.

O Festival finalizou-se com a atribuição das recordações e das fitas nas bandeiras respetivas aos grupos participantes, que foram entregues pelo Presidente da Associação Paulo da Silva e pelo responsável do grupo folclórico Jorge Santos.

Foram também atribuídos os prémios às equipas de futebol que participaram, ficando em primeiro lugar a associação portuguesa desportiva de Saint Martin d’Hères, levando para casa a grande “Taça dos Campeões”.

Para finalizar, o Presidente da Associação agradeceu e entregou algumas recordações à equipa Raízes pelo apoio demonstrado à Comunidade portuguesa e a Filipe Ribeiro, da Animações Musicais FR, pelo seu empenho e dedicação na animação musical do Festival.

No próximo ano esta iniciativa deverá repetir-se, mas com um artista para finalizar a noite, como afirma ao LusoJornal o Presidente Paulo da Silva. “Vamos tentar reunir junto da Mairie e fazer algo diferente para festejar os 35 anos da Associação”.

A associação Colombe de la Paix e o grupo folclórico Flores de Portugal, presidido por Paulo da Silva, é constituída por cerca de 120 aderentes, na qual propõe diversas animações ao longo de todo o ano, entre as quais refeições dançantes, e possui sede própria, situada no 3 ter avenue Pierre Allard, em Bron.

[pro_ad_display_adzone id=”25427″]