LusoJornal / Patrícia Guerreiro

Festival de folclore e festa portuguesa em Vaulx-en-Velin

A Associação portuguesa Estrelas do Minho de Vaulx-en-Velin (69) organizou no passado dia 15 de junho o seu 37º Festival de Folclore. Vaulx-en-Velin localiza-se a nordeste de Lyon e nesta cidade encontra-se presente uma forte Comunidade portuguesa.

Foi no parque de estacionamento em frente da sede da coletividade, no 104 avenue Franklin Roosevelt, que decorreu este Festival. À semelhança de anos anteriores, o espaço tornou-se pequeno para acolher mais de mil convivas. No local da festa podia-se comer bacalhau assado, febras e churrasco ao longo do dia.

Face às intempéries climáticas no início do Festival, a atuação dos grupos folclóricos durante a tarde foi cancelada, mas, no final do dia, ainda foi possível assistir à atuação do grupo da casa, Estrelas do Minho, e um dos grupos convidado, Estrelas do Norte de Montluçon (03).

O folclore é a principal atividade da associação Estrelas do Minho. “Contamos com perto de 70 pessoas que participam não só no folclore, mas também na fanfarra, como músicos. Durante o fim de semana temos os ensaios, onde preparamos os nossos cantares e as danças da região do Minho, de onde é oriunda a maior parte dos nossos elementos” explica ao LusoJornal Virginie Martins, responsável do grupo folclórico juntamente com a sua mãe Maria Martins e Bruno Andrade, na área musical.

Esta associação foi criada em outubro de 1979 e desde sempre conta com o apoio da Mairie daquela cidade dos arredores de Lyon, que lhe tem proporcionado o local e a logística.

Para além da Maire de Vaulx-en-Velin, Héléne Geoffroy, o Cônsul Geral de Portugal em Lyon foi também convidado de honra deste festival. Luís Brito Câmara, agradeceu a Direção pelo convite, pela “excelente organização” do evento e o “bom acolhimento” e relembrou “a importância das Comunidades portuguesas, que contribuem de forma exemplar para o desenvolvimento económico e social da França, continuarem a promover este género de iniciativas, que congregam o que Portugal tem de melhor (convívio, amizade e música), para além de sedimentar e reforçar o bom relacionamento e amizade com a França, na pessoa da Maire de Vaulx-en-Velin”. A este propósito, reiterou mais uma vez “a importância das Comunidades portuguesas serem apoiadas pelas autoridades francesas, como é o caso, e agradeceu à Maire pela sua “amizade e esforços em valorizar e concretizar o excelente relacionamento entre a França e Portugal”.

O Cônsul Geral congratulou-se ainda pela geminação que vai ser assinada entre Vaulx-en-Velin e Ponte da Barca, no próximo mês de agosto, “que vem reforçar o bom relacionamento entre ambas as cidades”.

No final das atuações e da entrega dos prémios, foi apresentada a nova Direção da Associação Estrelas do Minho pelo Presidente Manuel Martins, constituída por José da Silva (Vice-Presidente), José Antunes (Tesoureiro), Laurinda Rodrigues (Vice Tesoureira), Émile Rodrigues (Secretária) e Laura Rodrigues (Vice Secretária).

No final do dia, o grupo musical Nova Imagem, vindo de Paris propositadamente para este evento, animou o baile até altas horas da noite. O muito público presente transformou o recinto num verdadeiro arraial. Desde os temas mais clássicos até à atualidade musical, o grupo cativou os convivas até ao final da festa.

A Direção da associação confirma ao LusoJornal que “para este ano temos ainda agendada uma grande festa em outubro, para a comemoração dos 40 anos das Estrelas do Minho, mas ainda é surpresa”, confidencia o Presidente Manuel Martins.

Esteve também presente neste Festival a equipa do programa «Raízes» da Rádio Pluriel, que acompanha na divulgação e promoção dos eventos da Comunidade portuguesa da região Auvergne-Rhône-Alpes.

[pro_ad_display_adzone id=”25427″]