LusoJornal / Jorge Campos

Festival de folclore e Torneio de futebol em Bron

No sábado passado, dia 7 de julho, a Associação portuguesa “Colombe da la Paix”, presidida por Paulo da Silva e fundada há 33 anos, organizou o seu Festival de folclore e Torneio de futebol de 6 interassociações, no estádio Pierre Dubouef, em Bron (69), nos arredores de Lyon.

“Já perdemos o ‘fio à meada’ pois como associação existimos há 33 anos, mas esta organização e este festival não aconteceu desde o início, pois não tínhamos todas as possibilidades logísticas de hoje, oferecidas pela Mairie de Bron” disse ao LusoJornal Isolina Santos, membro da Direção da associação.

Foram convidados 8 grupos de folclore vindos de toda a região do Rhône – Rosas da Primavera de Rives, Corações do Minho de Jons, Rio Lima Alto Minho de Caluire, Os Lusitanos de Saint Martin d’Hères, Estrelas do Minho de Vaulx-en-Velin, Mocidade Verde Minho de Saint Martin D’Hères – e mesmo da Suíça vizinha, mais propriamente o grupo Lavradeiras do Minho de Orbe, cidade onde a Comunidade portuguesa também é muito grande.

No evento também esteve presente o Cônsul Geral de Portugal em Lyon, Luís Brito Câmara, acompanhado pela esposa, assim como o Conselheiro das Comunidades Manuel Cardia Lima. A animação esteve a cargo da equipa do programa “Raízes” da rádio Plurielle, assim como da equipa do programa “Madrugar” da Rádio sem Fronteiras.

O Torneio teve início às 9h00 da manhã, com 6 equipas participantes – já que outras 6 faltaram à chamada – St. Maurice l’Exil, Estrelas do Minho, ASCP Bron, BLB Construction, Bron Terrallion, St. Martin d’Hères. O vencedor do Torneio foi a equipa de Saint Martin d’Hères.

“Tivemos muito público para este Torneio, logo desde as 9h00, no início das eliminatórias, e tudo se passou num ambiente de camaradagem e de festa” disse ao LusoJornal Fernando Azevedo, um dos organizadores do Torneio. “Todos cooperaram e não houve nada de desagradável. Pelo contrário, foi um dia bem passado”.

A equipa de arbitragem da Federação de Futebol do Rhône, com os seus três árbitros – Ounas Faride, Tahare e Mghezzi Toufik – deram também uma boa nota ao “Fair Play” deste Torneio.

O Cônsul Geral de Portugal, que recebeu uma Placa da Associação de Bron nesta ocasião, agradeceu ao Presidente da Associação e a toda a Direção pelo convite e pelo bom acolhimento e relembrou “a importância das Comunidades portuguesas continuarem a promover este género de iniciativas, que congregam o que Portugal tem de melhor (convívio, amizade e música), para além de sedimentar e reforçar o bom relacionamento e amizade com a França, nomeadamente com a Mairie de Bron que cede o espaço todos os anos”.

Isolina Santos disse ao LusoJornal que a associação ainda vai organizar mais uma festa antes das férias de verão.