Festival de folclore em Feyzin

No domingo 7 de julho, a Associação Cultural dos Portugueses de Feyzin (ACPF), nos arredores de Lyon, organizou seu Festival de folclore com 9 grupos, no Parque da Europa cedido pela autarquia.

A associação propunha a todos os visitantes e participantes uma ementa com especialidades portuguesas, entre elas sardinha, bacalhau, febras e churrasco, acompanhado por vinhos regionais portugueses.

Cerca de um milhar de pessoas passaram pelo parque onde decorreu o desfile inicial com a abertura dos Bombos da Casa da Barca, seguindo-se oito grupos de folclore e um grupo de dança, todos da região de Lyon: Corações do Minho de Jons, Estrela do Minho de Vaulx-en-Velin, Grupo infantil de Lyon 6°, Juventude Alto Minho de St Priest, Grupo etnográfico Casa da Barca de Lyon e o grupo de dança de Jassens Riottier. O grupo Verde Minho de Ternay declinou o convite por razões de saúde de alguns elementos do grupo.

Esteve também em palco o artista de variedades Gérard Addat com as suas bailarinas brasileiras que apresentou o seu repertório de canções românticas e internacionais.

A convite da Direção esteve também presente a Maire de Feyzin, Murielle Laurent, assim como o Cônsul Geral de Portugal em Lyon, Luís Brito Câmara. Os dois agradeceram e felicitaram a Direção ACPF pela organização e motivação dos aderentes para que este dia de festa bem portuguesa fosse um sucesso.

Luís Brito Câmara relembrou “a importância das Comunidades portuguesas continuarem a promover este género de iniciativas, que congregam o que Portugal tem de melhor (convívio, amizade e música), para além de sedimentar e reforçar o bom relacionamento e a amizade com a França, neste caso com a Mairie de Feyzin”.

O Cônsul Geral de Portugal em Lyon desejou a todos umas boas férias e sobretudo apelou a todos para que tenham cuidados redobrados na estrada se forem de automóvel a Portugal. “Portugal precisa de todos os seus cidadãos, sobretudo dos nossos compatriotas que residem no estrangeiro, trabalham e honram o seu nome com o seu trabalho e exemplo”.

Em outubro a Direção da associação vai agradecer todos os que ajudaram nesta festa, organizando um jantar de confraternização e de convívio. “Podemos desde já anunciar que a nossa Noite de Portugal está agendada para sábado 14 de março, mas ainda desconhecemos o artista que animará este serão” disse ao LusoJornal Maria Ferreira, a Secretária da ACPF.

Com este evento encerrou-se este período de Festivais de folclore na região de Lyon antes de férias grandes.

[pro_ad_display_adzone id=”25427″]