LusoJornal / Jorge Campos

Festival de folclore português animou Neuville

No domingo dia 3 de junho, a Associação Familiar dos Portugueses de Neuville organizou o seu Festival anual de folclore. A sala Jean Vilar e o seu parque adjacente foram o palco desta manifestação popular portuguesa.

«Estamos muito contentes com o desenrolar deste dia e da participação de todos os grupos que aqui responderam presentes» resumiu Ana Maria, membro da Direção.

Os seis grupos participantes no Festival vieram de toda a região de Lyon – Rosas do Minho da Chapelle-de-Guinchay, Rosas da Primavera de Rives, Províncias de Portugal de Brignais, Os Amigos de Decines, Flores de Portugal de Bron e o Grupo Etnográfico de Neuville, o grupo da casa – e também participou um grupo de danças orientais, «Muses Orient».

A animação sonora esteve ao encargo de Sono ritmo de Mário Ribeiro.

«Ficámos contentes com este convite que nos foi feito pelo Presidente Augusto, e como é habitual, nós certamente vamos receber o Grupo Etnográfico de Neuville em Brignais, lá para o fim do mês de setembro, quando decorrer o nosso festival» confessou ao LusoJornal José Sousa, Presidente da Associação Portuguesa de Brignais.

O Festival teve lugar ao ar livre porque o tempo foi favorável, o sol esteve presente todo o dia, o público muito numeroso, francês e português, que pelo almoço puderam apreciar as especialidades que lhes eram propostas, entre o frango assado, febras e sardinhas, tudo isto acompanhado pelo com vinho português da região do Minho.

«Este evento da associação e um passeio de dois dias até a praia na Grande Motte, vão fechar as nossas atividades antes do verão, mas vamos estar presentes em outros festivais, onde estamos convidados como em Decines e em Auxerre» disse Carine, a Vice-Presidente da Associação Familiar Portuguesa de Neuville.

Esta associação existe desde 1995, e Neuville é uma cidade que acolhe uma forte Comunidade portuguesa desde os anos sessenta.