Fidestra organizou em Paris um seminário sobre integração socio-laboral dos imigrantes e refugiados

A Fidestra, Associação portuguesa para a Formação, Investigação e Desenvolvimento Social dos Trabalhadores, organizou entre os dias 22 e 24 de fevereiro, um seminário internacional em Paris, sobre o tema “Promoção do processo de integração socio-laboral dos imigrantes e refugiados na União Europeia”. O evento teve lugar no Hotel Meliá Paris La Défense, com o apoio financeiro da União Europeia.

Participaram no seminário representantes de estruturas – essencialmente sindicatos – portuguesas, francesas, espanholas, italianas, polacas, gregas, alemãs, belgas, búlgaras, húngaras e holandesas.

Na sessão de abertura discursaram Fernando Moura e Silva, o Presidente da Fidestra e Pier Giorgio Sciacqua, Copresidente da rede Eza, e depois falou também Rafael Rodríguez-Ponga, Presidente da Plataforma internacional de cooperação e migração, ambas estruturas parceiras do evento.

A Fidestra é uma associação que “tem como fim principal a formação e desenvolvimento integral das pessoas e dos trabalhadores em geral, no âmbito dos princípios consagrados no Modelo Social Europeu”. Maria Reina Martín, da Fidestra, é Vicepresidente da Plataforma internacional de cooperação e migração (PICM) e Fernando Moura e Silva, Presidente da Fidestra, é também o Presidente da Federação dos Trabalhadores Democrata Cristãos (FTDC).

Joseph Thouvenel, Vicepresidente da CFTC francesa e Vice-Presidente da rede Eza falou da “Integração socio-laboral dos migrantes, normalização dos direitos laborais, sistemas de proteção social e serviços públicos nos países de acolhimento, o exemplo francês”.

Ainda durante a tarde do primeiro dia foi organizada uma mesa redonda com o jornalista Carlos Pereira, Diretor do LusoJornal, o empresário Armingo Gameiro de Abreu e o engenheiro reformado Manuel Maia Teixeira.

Carlos Vinhas Pereira, o Presidente da Câmara de comércio e indústria franco-portuguesa (CCIFP) fez a conferência de encerramento, falando essencialmente sobre a União Europeia.

Na conferência de encerramento, presidida por Isaías Afonso da Fidestra, participou o Deputado Pedro Mota Soares, da Comissão dos Assuntos Europeus, o Deputado Carlos Gonçalves, eleito pelo círculo eleitoral da Europa e Hermano Sanches Ruivo, Conselheiro de Paris com o pelouro das relações europeus.

[pro_ad_display_adzone id=”20816″]