LusoJornal / Jorge Campos

Final da Catequese portuguesa em Lyon

No sábado dia 15 de junho, a Pastoral portuguesa da Lyon concluiu o seu ano catequético convidando os pais e os catequistas para uma confraternização em volta de uma “merenda” no final dos encontros onde também os meninos participaram com jogos e danças.

“Neste ano tivemos grupos que preenchiam os oito anos do percurso catequético e eram cerca de sessenta meninos que tinham a idade entre os sete anos e os quatorze anos. No terceiro ano preparavam a primeira comunhão e no quinto e sexto a profissão de fé, no sétimo e oitavo ano o sacramento da Crisma” explica a catequista Isabel Santos. “Este ano foi muito positivo, pois foi na totalidade que os meninos evoluíram nos conhecimentos e na espiritualidade dos percursos aqui seguidos durante estes anos 2018/2019”.

Um grupo de nove catequistas tem por missão o acompanhamento em francês e em português dos meninos lusodescendentes assim como também Caboverdianos e Brasileiros. São eles o Edelson, Fernanda, Glória, Nuno, Maria da Graça, Cátia, Dora, Isabel e o Jorge. Todos os sábados, das 14h30 às 16h00 segundo o calendário, ou seja cerca de 34 sábados, eles acolhem as crianças e seus pais.

“Estamos sobre a responsabilidade do Padre Cónego Eric Besson e da Irmã Júlia que se juntou ao grupo há menos de dois meses” explica Edelson, responsável da comunicação no grupo de catequistas. “Hoje aqui terminamos os nossos encontros e em setembro, no sábado dia 8, teremos a nossa “Jornada Portas Abertas” para as inscrições e o início da catequese será no sábado dia 15 de setembro com os mesmos horários das 14h30 às 16h00” explicou o catequista Edelson para o LusoJornal.

No domingo dia 23 de junho, pelas 11h00, as Comunidades portuguesas dos quatro polos de celebrações: S. Foy, S. Bruno e Natividade, terão uma celebração eucarística comum, presidida pelo padre Eric Besson e pela tarde, um encontro com almoço e animações e jogos na paróquia de Sta. Família em Villeurbanne.

“Neste domingo dia 23 serão distribuídos os calendários das missas previstas nos quatro polos, indicando as datas e os horários, das celebrações eucarísticas para os anos 2019/2020. O início das missas em português serão no domingo dia 22 de setembro, em St Foy-lès-Lyon, às 11h00 e em outubro a celebração em honra de Nossa Senhora de Fátima em Fourvière” disse o padre Eric Besson ao LusoJornal.

Um grupo de quinze jovens adultos seguem a formação para o sacramento da Crisma que será celebrada em novembro próximo.

[pro_ad_display_adzone id=”25427″]