Foi hoje oficializada a nomeação do novo Presidente do Instituto Camões João Ribeiro de Almeida

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

Foi publicado hoje, no Diário da República, o Despacho de nomeação do diplomata João Ribeiro de Almeida para exercer as funções de Presidente do Conselho diretivo do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I. P. O Despacho foi emitido pela Presidência do Conselho de Ministros e pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros.

O Ministro Plenipotenciário de 1ª classe João Manuel Mendes Ribeiro de Almeida, substitui Luís Faro Ramos desde o dia 1 deste mês, porque, diz o Despacho, “evidencia perfil adequado e demonstrativo da aptidão e da experiência profissional necessárias ao desempenho do cargo em que é investido”.

João Ribeiro de Almeida nasceu em 1 de dezembro de 1962, em Lisboa, é licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e entrou na carreira diplomática em 1989.

Foi Adjunto no Gabinete do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas Manuel Correia de Jesus, no XII Governo Constitucional, entre 1 de julho de 1991 e 11 de novembro de 1992. Mas foi também Adjunto Diplomático do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Henrique de Freitas, quando era Ministro António Monteiro. No Governo seguinte, presidido por José Sócrates, foi Adjunto Diplomático e depois Chefe de Gabinete do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Diogo Freitas do Amaral.

Também foi Assessor diplomático junto do Ministro dos Negócios Estrangeiros de Timor-Leste, em 2001 e foi observador da União Europeia no processo eleitoral na República da África do Sul, em 1994, entre várias outras missões.

Esteve em funções nas Embaixadas de Portugal em Atenas e em Zagreb, foi Cônsul-Geral de Portugal em Benguela e em Barcelona, antes de ser Embaixador de Portugal na Colômbia, na República do Equador, na República da Costa Rica, na Argentina e no Paraguai.

 

[pro_ad_display_adzone id=”38158″]