Formalizada a geminação entre Saint Lys e Maceira

Uma comitiva de 40 pessoas da cidade francesa de Saint Lys (Haute Garonne) entre as quais o Maire Serge Deuilhé, a esposa, 5 autarcas locais do município, 15 jovens do clube de futebol com os dois Treinadores, e alguns particulares, foram recebidos no dia 24 de outubro no Município de Leiria, para uma cerimónia em que foi assinado um Acordo de Geminação que une aquela localidade francesa com a freguesia da Maceira.

A comitiva francesa foi recebida pelo Presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raúl Castro, e pelo Presidente da Junta de Freguesia de Maceira, Vítor Santos. Depois de dar as boas vindas à comitiva francesa, Raúl Castro reforçou a importância do intercâmbio entre Saint Lys e Maceira, para a troca e consolidação de experiências de caráter social e cultural entre as duas localidades.

Já em 2015, Vítor Santos, o Presidente da Junta de Freguesia de Maceira tinha vindo à Saint Lys, acompanhado por 45 músicos da Banda Filarmónica Maceirence, para firmar a primeira parte do Acordo de Geminação, um projeto iniciado em 2009 pela Associação «Pays St-Lysien, Pays d’Europe, Pays du Monde».

Na última semana de outubro, os 40 Franceses da cidade de St Lys foram muito bem recebidos pelos autarcas e habitantes “mesmo simpáticos e acolhedores” de Maceira. Vítor Santos tinha organizado um programa “rico e variado”: depois de um jogo de futebol entre a equipa francesa e a equipa local de Maceira, a comitiva assistiu à atuação do Rancho da Costa, na Academia de Maceira, visitar a ExpoAve, visitar o Museu da Cementaria, a Fábrica de Papel, assim como o Museu e o Castelo de Leiria.

A comitiva francesa aproveitou para visitar também Alcobaça, Batalha, Nazaré e foi passar um dia em Lisboa. Foi uma semana muito intensa, onde também provaram as especialidades gastronómicas portuguesas e ficaram “encantados”.

“Deste intercâmbio nasceram lindas amizades, que vão seguir para a frente” dizem os participantes ao LusoJornal.