França defronta Brasil no Torneio Pré-Olímpico de Basquetebol

A Seleção Francesa feminina de basquetebol vai receber em Bourges um dos quatro torneios Pré-Olímpicos de acesso aos Jogos Olímpicos que vão decorrer em Tóquio no Japão em 2020.

No grupo da França encontramos o Brasil, a Austrália e Porto Rico. O torneio vai decorrer de 6 a 9 de fevereiro em Bourges. As três primeiras Nações alcançam o apuramento para o torneio olímpico.

O duelo entre as Francesas e as Brasileiras vai ter lugar a 8 de fevereiro.

Para chegar a esta fase da prova, as Francesas terminaram no segundo lugar do Campeonato da Europa, enquanto a Seleção Brasileira acabou na segunda posição no Torneio das Américas, ficando atrás das Norte-Americanas.

Em termos mundiais, a França ocupa o quinto lugar na classificação da FIBA, organismo que gere o basquetebol mundial, enquanto o Brasil está na 15 posição. De referir por exemplo que Portugal ocupa o 47° lugar.

Certo é que as três primeiras apuram-se para os JO de Tóquio, numa fase em que encontramos uma outra seleção lusófona, Moçambique, que vai jogar em Belgrado, integrada num grupo com Nigéria, Estados Unidos e Sérvia. No entanto no agrupamento das Moçambicanas apenas duas equipas apuram-se para o torneio olímpico visto que as Norte-Americanas já estão apuradas, isto após terem vencido o Campeonato do Mundo em 2018.