Frantugal TV: Canal franco-português de televisão deve ser lançado no início do próximo ano

O novo canal de televisão franco-portuguesa Frantugal TV deve começar a emitir a partir do início de 2021, como disse ao LusoJornal Michael Mendes, o Presidente da empresa Vidéo Service International (VSI) que lançou o projeto.

“É um novo canal de televisão, integrando as novas tecnologias” disse numa entrevista “live” ao LusoJornal. “Este canal tem vocação para ser bilingue” e dirige-se ao universo lusófono em França e nos países vizinhos.

“Nós temos uma história muito importante, e temos relações muito importantes entre os dois países. Quando eu era pequeno, sempre me interessei por esta história e agora que temos a possibilidade, tenho vontade de construir este canal para ser um porta-voz mediático da Comunidade portuguesa” diz Michael Mendes. “Em França, a Comunidade portuguesa está muito presente, está muito integrada, mas não se ouve falar muito dela, não se ouve falar de nós”.

Filho de pais portugueses, de Casal Duro, no concelho de Fátima, Michael Mendes já nasceu em França, no departamento 94. Formou-se numa escola de gestão de produção e há 10 anos que trabalha na produção audiovisual. Já trabalhou para vários canais de televisão franceses – France2, France4, M6, TMC, NRJ12, MCE, 6TER, entre outras – e para uma centena de programas diferentes, sobre várias temáticas. “Pascal, le grand frère” para RNJ12/C8 é uma das referências de costuma citar.

Há cerca de cinco anos iniciou uma nova aventura, a de formador na Web Scool Factory a convite de Florian Pittion-Rossillon, com quem agora cria a Frantugal TV. Laurent Sakka é o terceiro cofundador do canal.

O mundo da televisão mudou muito nos últimos anos. A televisão com “programação linear” que estávamos habituados a ver, tem cada vez menos força. Os mais jovens vêm televisão nos computadores e nos telefones. Vêm o que querem, quando querem, como querem. “Nas minhas aulas, levo os alunos a refletirem sobre questões de cidadania, sobre a importância de estar num país onde a livre expressão é importante e onde cada um se pode exprimir livremente” diz ao LusoJornal.

A Frantugal TV vai ser assim, vai estar disponível nos computadores e nos telefones, via internet. “Estamos a estudar a possibilidade de ter o canal nos operadores existentes” confirma Michael Mendes. E quer ser um canal com livre expressão da Comunidade. “Quero que seja um canal feito pela Comunidade, para a Comunidade” diz.

Para já, começou a produção de conteúdos. “Temos três programas em produção e são os três programas que vão ser os pilares do lançamento do canal. Depois, a grelha de programas vai evoluir” explica o fundador da Frantugal TV.

“La grande histoire des Frantugais” é uma série mensal, sobre percursos de vida. “Começámos com pessoas conhecidas” como o humorista José Cruz, a luso-eleita Lourdes Fernandes, e a jornalista Helena Morna. “O José, a Lourdes e a Helena são três pilares do canal, mas eu quero abrir a toda a gente, a partir do momento em que nós temos uma relação entre a França e Portugal, eu gostava de ter testemunhos de muita gente”.

Um segundo programa é o “Talk Show”, também mensal, com apresentação do humorista José Cruz, com convidados e que fala do mundo artístico.

Finalmente, “Bon Appétit, bien sûr” é um programa semanal sobre gastronomia. “É importante que se siga que eu adoro comer” confessa Michael Mendes ao LusoJornal. “Adoro a cozinha portuguesa e tenho vontade de fazer descobrir as receitas”. Aliás, na entrevista do LusoJornal lançou um apelo: “procuro um chefe ou uma chefe de cozinha, uma Ti Maria, como lhe chamamos na equipa, que cozinhe bem e que nos possa apresentar receitas do nosso país”.

O dinheiro é o nervo do negócio e Michael Mendes espera alavancar 100 mil euros nos próximos meses para lançar o canal. Depois conta com 50 ou 100 mil assinantes que paguem 5 euros por mês “ou uma soma reduzida se se tratar de uma assinatura mensal” diz ao LusoJornal.

A Vidéo Service International (VSI) não está a criar apenas este canal de televisão. Está também a criar um canal sobre street-art e um outro sobre “neuro-diversidades”.

 

https://www.facebook.com/lusojornal/videos/2953686741403679

 

[pro_ad_display_adzone id=”37509″]