LusoJornal / António Borga

Futebol: André Villas-Boas, segundo lugar com o Marseille

O Treinador português André Villas-Boas (na foto) terminou a primeira volta do campeonato francês da primeira divisão, a Ligue 1, com o Marseille no segundo lugar com 38 pontos, à sete do líder, o Paris Saint Germain.

Quando o técnico luso chegou no início da temporada ao lema da equipa marselhesa, havia muitas dúvidas em torno do desempenho de um plantel que sofreu poucas alterações e que beneficiou de poucos reforços de peso.

O primeiro jogo confirmou as dificuldades que podia ter André Villas-Boas visto que o Marseille perdeu em casa por 0-2 frente ao Stade de Reims.

O segundo encontro também acabou por não ser um resultado totalmente positivo visto que os Marselheses empataram sem golos na deslocação ao terreno do Nantes.

A temporada arrancou realmente à terceira jornada. O Marseille venceu três jogos consecutivos: 2-1 frente ao Nice, 1-0 frente ao Saint Étienne, e 4-3 frente ao Monaco.

Três resultados positivos que permitiram ao Marseille subir na tabela classificava, ocupando na altura o quarto lugar com 10 pontos.

 

Um triunfo em seis jogos

O bom momento dos pupilos de André Villas-Boas acabou por ser travado com três empates: 1-1 frente ao Montpellier, 0-0 frente ao Dijon e 1-1 frente ao Rennes.

À nona jornada, os Marselheses voltaram a sofrer uma derrota perante o Amiens por 3-1. Um desaire que provocou uma reação visto que em casa, o OM venceu por 2-0 o Strasbourg.

Uma curta reação antes do Clássico perante o Paris Saint Germain. Os Parisienses golearam os Marselheses por 4-0 no Parc des Princes.

O Marseille viveu momentos complicados no fim do mês de outubro, sendo também eliminado na Taça da Liga pelo Monaco por 2-1.

 

Sete triunfos em oito encontros

A partir do mês de novembro os Marselheses venceram sete jogos em oito realizados. Aliás o mês de novembro foi 100% vitorioso com quatro vitórias: 2-1 frente ao Lille, 2-1 frente ao Lyon, 2-0 frente ao Toulouse, e 2-1 frente ao Brest.

A série não foi 100% vitoriosa no mês de dezembro porque o OM empatou a uma bola na deslocação ao terreno do Metz. No entanto os Marselheses arrecadaram mais três triunfos: 2-0 frente ao Angers, 3-1 frente ao Bordeaux e 3-1 frente ao Nîmes.

O Marseille terminou o ano de 2019 e a primeira volta do campeonato no segundo lugar com 38 pontos após 19 jornadas realizadas no Campeonato francês da primeira divisão de futebol, a Ligue 1.

O melhor marcador marselhês é o avançado argentino Darío Benedetto com 7 golos apontados, à frente do internacional francês Dimitri Payet com 6 tentos.

O ano de 2020 começa já durante este fim de semana para o Marseille com uma deslocação ao terreno do Trélissac, do quarto escalão francês, num jogo a contar para a Taça de França.

No que diz respeito à Ligue 1, os pupilos de André Villas-Boas deslocam-se ao terreno do Rennes a 10 de janeiro pelas 20h45.