LusoJornal / António Borga

Futebol: André Villas-Boas venceu, Paulo Sousa cedeu empate

A 15ª jornada da primeira divisão francesa de futebol, a Ligue 1, arrancou na passada sexta-feira com o triunfo do Marseille, clube comandado pelo Português André Villas-Boas (na foto), e termina apenas neste domingo com o Monaco de Leonardo Jardim que recebe o Paris Saint Germain, líder da prova.

 

Segundo lugar é do Marseille e de André Villas-Boas

A jornada abriu com o encontro entre o Marseille e o Brest no Estádio Vélodrome. A jogar em casa os Marselheses dominaram a primeira parte mas não conseguiram marcar apesar de terem rematado 13 vezes (!)

Durante a segunda parte os pupilos de André Villas-Boas encontraram o caminho da baliza do Brest e inauguraram o marcador com um tento do defesa Bouna Sarr aos 56 minutos de jogo. Os Marselheses pareciam ter feito o mais complicado, mas a equipa do Brest não baixou os braços.

Aos 88 minutos o avançado Irvin Cardona marcou o tento do empate. A chegar em cima do minuto 90, o Brest estava a caminhar para o empate e arrecadar um ponto. No entanto o avançado sérvio Nemanja Radonjić decidiu mudar sozinho o rumo do encontro e apontou o tento que deu o triunfo à equipa do Marseille.

Com esta quarta vitória consecutiva, o Marseille continua no segundo lugar com 28 pontos, mais quatro do que o Angers. Na próxima jornada, os Marselheses deslocam-se ao terreno do Angers, a 3 de dezembro.

 

Bordeaux cedeu empate nos últimos minutos

O Bordeaux, clube comandado pelo Português Paulo Sousa, estava há três jogos sem perder no campeonato francês de futebol, e voltou a não perder frente ao Reims.

No entanto os Girondinos podiam ter alcançado um outro resultado no terreno do Stade de Reims.

O avançado nigeriano do Bordeaux, Josh Maja, abriu o marcador aos 27 minutos de jogo. Os pupilos de Paulo Sousa dominavam, e o resultado parecia fixado, isto quando o Reims ficou reduzido a dez elementos com a expulsão do médio togolês Alaixys Romao aos 73 minutos de jogo.

O Stade de Reims conseguiu a proeza de empatar a dez contra onze aos 90+3 minutos com um tento do avançado francês Boulaye Dia.

No tempo adicional o Bordeaux acabou por perder os três pontos do triunfo, e levar para casa apenas o ponto do empate.

Os Girondinos ocupam agora o quinto lugar com 23 pontos, enquanto o Reims está na 9ª posição com 21 pontos.

Na próxima jornada o Bordeaux de Paulo Sousa recebe o Nîmes a 3 de dezembro, enquanto o Reims desloca-se ao terreno do Amiens a 4 de dezembro.