staderennais

Futebol: Angolano Eduardo Camavinga estreou-se pela França Sub-21

O médio angolano Eduardo Camavinga, que nasceu em Angola, foi naturalizado há menos de uma semana e já realizou o seu primeiro jogo com a camisola da seleção francesa sub-21, ele que tem apenas 17 anos.

Uma ascensão incrível, eis o percurso do médio franco-angolano Eduardo Camavinga que joga no Stade Rennais.

2019, o ano Camavinga

A estreia do médio na Ligue 1 ocorreu ainda durante a época passada 2018/2019. A 6 de abril de 2019, a França ficou a conhecer o jovem Eduardo Camavinga de apenas 16 anos! No empate do Rennes a três golos na deslocação ao terreno do Angers, o médio angolano entrou aos 89 minutos de jogo! A partir daí o atleta realizou mais seis encontros até ao fim da temporada.

Para esta época 2019/2020 esperava-se a confirmação…. que não tardou. Desde a primeira jornada o médio impôs-se como uma figura incontornável da equipa da Bretagne. Foi até preponderante no triunfo do Rennes por 2-1 perante o Paris Saint Germain, fazendo a assistência para o segundo tento da equipa, o golo decisivo no triunfo frente ao Campeão de França em titulo.

Até agora foram 12 jogos, 12 vezes titular. Os clubes franceses estão com os olhos virados para o Estádio Roazhon Park, a Europa também já se interessa por este talento… e claro a Federação Francesa de futebol não podia deixar escapar este atleta.

Nascido em Angola, com nacionalidade congolesa, mas vivendo em França desde os seus 2 anos, várias eram as possibilidades para o médio. No entanto a preferência era evidente visto que Eduardo Camavinga tinha preenchido os documentos para adquirir a nacionalidade francesa.

O processo ficou concluído durante a semana passada, o que permitiu ao jogador ser selecionado. A 10 de novembro, Eduardo Camavinga festejou os seus 17 anos, o que significa que podia pretender às seleções nacionais Sub-18, Sub-19, Sub-20 ou ainda Sub-21, sem falar da Seleção principal. O médio integrou diretamente a Seleção Sub-21.

Nesta sexta-feira num jogo de apuramento para o Euro Sub-21, Eduardo Camavinga foi titular para a sua estreia com a camisola da Seleção Francesa no Estádio Marcel-Picot. Os ‘Bleus’ venceram por 3-2 a Geórgia. Com este triunfo os Franceses lideram o Grupo 2 com 9 pontos, os mesmos que a Suíça.

Eduardo Camavinga, novo ‘Bleu’: «Estou feliz por estar com a Seleção Francesa. Nasci em Angola, cheguei a França com dois anos, e fui viver para Fougères. Há 15 anos que estou aqui. A França é o meu país, estou aqui desde criança. Tudo começou quando soube que era francês, foi muito bom, depois foi o meu aniversário e a seguir recebi uma chamada do selecionador. É uma honra. Sempre quis vestir esta camisola».