LusoJornal / António Borga

Futebol: Antoine Griezmann salvou a França

A França venceu por 2-1 a Alemanha no Stade de France num jogo a contar para o Grupo 1 da Liga A – primeira divisão – da Liga das Nações com dois tentos do lusodescendente Antoine Griezmann (com o n°7 na foto).

O encontro frente à Alemanha até não começou da melhor maneira para os Franceses visto que após 14 minutos, os Germânicos abriram o marcador pelo médio do Real Madrid, Toni Kroos, de grande penalidade.

A ‘Mannschaft’ precisava de arrecadar três pontos para não estar numa posição em que pode descer de divisão, isto após ter sofrido uma pesada derrota, 3-0 frente à Holanda no sábado 13 de outubro.

Até ao intervalo a Alemanha até vai estar por cima e controlar o jogo, estando perto do 2-0, que no entanto não aconteceu.

Esse golo teria certamente feito uma grande diferença na segunda parte visto que a França entrou com outras intenções.

Com mais vontade, mais concentração, mais garra, a equipa dos “Bleus” começou a dominar o encontro e a encontrar mais soluções na parte ofensiva para criar problemas aos Germânicos que recuavam cada vez mais.

Até ao golo do empate aos 62 minutos. Num ataque levado a cabo pelo lado esquerdo, o defesa Lucas Hernández cruzou para a área onde Antoine Griezmann cabeceou para o fundo da baliza do guarda-redes Manuel Neuer.

Um golo que perturbou a ‘Mannschaft’. A França tinha o controlo da bola, tinha as oportunidades, enquanto a Alemanha tentava encontrar soluções provenientes do banco, com substituições. No entanto os Franceses estavam por cima e cada vez mais próximos do segundo tento.

O segundo golo da França acabou por ser apontado aos 80 minutos, de grande penalidade, novamente pelo avançado luso-francês Antoine Griezmann. Uma grande penalidade que deixou algumas dúvidas, do defesa alemão Mats Hummels sobre o franco-angolano Blaise Matuidi.

A França acabou por vencer por 2-1 a Alemanha e isolar-se ainda mais na frente na classificação. Os Franceses têm sete pontos em três jogos, segue-se a Holanda com três pontos em dois encontros, e a Alemanha ocupa o último lugar com apenas um ponto.

Um ponto é o que falta à França para vencer o grupo e apurar-se para as meias-finais da prova. Um ponto é também o que falta à Holanda para garantir a manutenção na primeira divisão. A única equipa que precisa de arrecadar três pontos na próxima jornada é a Alemanha, além de ter de contar com derrotas dos Holandeses, para não descer à Liga B da Liga das Nações, a mais recém prova criada pela UEFA.

A 16 de novembro, a França desloca-se à Holanda, enquanto a Alemanha vai receber os Holandeses a 19 de novembro.