LusoJornal / António Borga

Futebol: Campeão de França derrotou Monaco de Leonardo Jardim

O Paris Saint Germain, que se tinha sagrado Campeão durante a tarde com o empate sem golos do Lille frente ao Toulouse, recebeu e derrotou por 3-1 o Monaco de Leonardo Jardim (na foto), que contou com um trio lusófono dentro das quatro linhas: Rony Lopes, Gelson Martins e Adrien Silva. Após a 33ª jornada os Parisienses acabaram por vencer o Campeonato de França da primeira divisão de futebol, a Ligue 1.

Tudo estava pronto para a festa no Parc des Princes. Desta vez o título não escaparia ao Paris Saint Germain. O encontro começou com uma homenagem àqueles que lutaram contra o incêndio na Notre Dame.

Após esse momento de emoção, o PSG apenas tinha de praticar o seu futebol, sem se preocupar com o resultado. Recorde-se que há três jogos que os Parisienses podiam ser Campeões, no entanto empataram a duas bolas frente ao Strasbourg, perderam por 5-1 frente ao Lille e voltaram a perder por 3-2 frente ao Nantes.

Kylian Mbappé foi a grande figura deste encontro. Na primeira parte apontou dois golos, aos 15 e aos 38 minutos de jogo. O Campeão do mundo francês do PSG até fez o gosto ao pé uma terceira vez aos 56 minutos.

Os Monegascos comandados pelo Treinador português Leonardo Jardim tentaram resistir, mas o Paris Saint Germain foi superior. O ataque do Monaco, composto pelos Portugueses Gelson Martins e Rony Lopes e pelo Colombiano Falcao, este último passou pelo FC Porto, criaram oportunidades mas não conseguiram concretizá-las. Na segunda parte Falcao foi substituído pelo jovem avançado brasileiro Carlos Vinícius, que também passou por Portugal, pelo Rio Ave.

Do lado do Monaco um terceiro português também esteve dentro das quatros linhas, o médio franco-português Adrien Silva, nascido em Angoulême.

De notar que houve dois momentos marcantes na segunda parte: o avançado brasileiro Neymar e o avançado uruguaio Edinson Cavani regressaram aos relvados após uma longa paragem por causa de lesões.

Quanto ao jogo, terminou com um triunfo por 3-1 dos Parisienses visto que aos 80 minutos os Monegascos apontaram o tento de honra pelo médio russo Aleksandr Golovin.

Na tabela classificativa, o PSG é Campeão de França e lidera com 84 pontos, enquanto o Lille ocupa o segundo lugar com 65 pontos. Quanto ao Monaco está no 16° lugar com 32 pontos, com apenas seis pontos de vantagem sobre o Caen, primeiro clube abaixo da linha de agua, que dita a descida à segunda divisão francesa.

Na próxima jornada, o PSG desloca-se ao terreno do Montpellier do Português Pedro Mendes, a 30 de abril pelas 19h00, enquanto o Monaco de Leonardo Jardim desloca-se ao terreno do Rennes do lusodescendente Damien da Silva, a 1 de Maio pelas 19h00.