LusoJornal / António Borga

Futebol: Duelo português acabou com triunfo do Monaco

O Monaco do Treinador português Leonardo Jardim (na foto) venceu por 0-1 na deslocação ao terreno do Lille, clube que conta com quatro jogadores lusos, num jogo que decorreu no Estádio Pierre Mauroy, a contar para a 29ª jornada do Campeonato francês da primeira divisão de futebol, a Ligue 1. Um duelo entre portugueses visto que dentro das quatro linhas havia sete jogadores: Gelson Martins, Rony Lopes e Adrien Silva para o Monaco, José Fonte, Rui Fonte, Xeka e Rafael Leão para o Lille.

Um jogo que foi equilibrado entre duas formações que queriam vencer o encontro. O Lille como sempre tentou controlar o jogo e marcar rapidamente, mas os Monegascos e o guarda-redes croata Danijel Subasic. estiveram bem defensivamente.

Do lado do Monaco, a equipa jogava mais um contra-ataque, tentando aproveitar a velocidade de Gelson Martins, Rony Lopes ou ainda do Brasileiro Carlos Vinícius, este último tinha a tarefa de substituir o avançado colombiano Falcao que estava suspenso.

Tudo indicava que o jogo terminasse com um empate sem golos, no entanto numa das últimas ofensivas, os Monegascos, num momento confuso dentro da área, conseguiram empurrar a bola para dentro da baliza, com um tento apontado pelo avançado brasileiro Carlos Vinícius, que marcou assim o seu primeiro golo na Ligue 1.

Carlos Vinícius foi emprestado ao Mónaco pelos Italianos do Nápoles durante o mercado de inverno, ele que tinha sido emprestado aos Portugueses do Rio Ave na primeira parte da temporada, onde marcou 14 jogos em 20 jogos realizados para o Campeonato português de futebol, a Taça de Portugal e a Taça da Liga.

Com este tento o Monaco de Leonardo Jardim conseguiu derrotar o Lille, segundo classificado na Ligue 1, por 0-1 num duelo luso que acabou por ser favorável à equipa do Sul da França.

Rony Lopes satisfeito, Rui Fonte dececionado em declarações ao LusoJornal

« Foi um bom jogo, acho que foi um bom espetáculo para o público presente. Para nós foi claro um triunfo importante. Queríamos ganhar este encontro, agora também é verdade que se não tivéssemos apontado esse golo, o ponto do empate já era alguma coisa, porque na situação em que estamos um empate não seria, mesmo assim, um bom resultado. Este golo foi mesmo muito importante », assegurou o avançado português Rony Lopes.

« Podíamos ter ganho o jogo com as oportunidades que tivemos. Eles também tiveram oportunidades. Acho que a equipa que marcasse o primeiro tento, ganhava este encontro e foi o que aconteceu. Foi pena termos sofrido aquele golo no final porque não nos deu hipóteses de, pelo menos, empatar », admitiu o avançado luso Rui Fonte.

Com este resultado o Lille continua no segundo lugar com 57 pontos, enquanto o Monaco subiu para o 16° lugar com 30 pontos.

Na próxima jornada do Campeonato francês da primeira divisão de futebol, o Monaco recebe o Caen a 31 de março pelas 15h00, enquanto o Lille desloca-se ao terreno do Nantes também a 31 de março pelas 17h00.