staderennais

Futebol: Eduardo Camavinga, médio franco-angolano deu triunfo ao Rennes

O Rennes deslocou-se ao terreno do Lyon e venceu por 0-1 com o único tento a ser apontado pelo médio franco-angolano, Eduardo Camavinga, num jogo a contar para a 18ª jornada do Campeonato francês da primeira divisão de futebol, a Ligue 1.

O Lyon, onde atua o lusodescendente Anthony Lopes, tem alternado os bons e os maus resultados desde o início da temporada, tendo inclusive substituído o Treinador brasileiro Sylvinho pelo Francês Rudi Garcia.

Na precedente jornada o Lyon tinha vencido por 0-4 na deslocação ao terreno do Nîmes, o que mostrava que estava numa boa fase. Melhor, a equipa do Rhône empatou em casa frente aos Germânicos do RB Leipzig a duas bolas e apurou-se para os oitavos de final da Liga dos Campeões europeus de futebol.

No entanto esse momento de ‘encanto’, acabou mal entre os adeptos e os jogadores da equipa. Os adeptos, apesar do apuramento, mostraram um cartaz onde pediram a saída do central brasileiro Marcelo, o que enervou os jogadores inclusive o próprio atleta que fez atos obscenos em direção aos apoiantes do clube. Para ser completo, de notar que no fim do jogo frente ao RB Leipzig, os jogadores do Lyon foram forçados pelo técnico Rudi Garcia a ir aplaudir os adeptos, isso foi visto como um ato foi visto como uma provocação pelos apoiantes que estavam presentes.

Sem desculpas, de um lado ou do outro, no que diz respeito aos insultos e às provocações, esperava um pouco mais do Lyon frente ao Rennes, sem Marcelo que bicou no banco da equipa do Rhône.

Quanto ao Stade Rennais estava numa fase ascendente, ele que está temporada já derrotou o Paris Saint Germain. Após três triunfos consecutivos na Ligue 1, o Rennes com três lusófonos dentro das quatro linhas – o capitão lusodescendente Damien da Silva, o médio franco-angolano Eduardo Camavinga e o avançado brasileiro Raphinha -, queria continua na senda dos triunfos.

Ao longo dos 90 minutos o jogo até esteve equilibrado com uma ligeira vantagem para o Rennes que se concretizou aos 89 minutos com um tento de Eduardo Camavinga.

Quarto triunfo consecutivo para o Rennes que sobe para o quarto lugar com 30 pontos, a 12 do líder, o Paris Saint Germain que venceu no fecho da jornada na deslocação ao terreno do Saint Etienne por 0-4.

O Lyon cai novamente numa crise, sobretudo que perdeu dois jogadores por lesão, o médio francês Jeff Reine-Adélaïde e o avançado holandês e capitão da equipa, Memphis Depay. O clube do Rhône está na 8ª posição com 25 pontos.

Na próxima jornada do Campeonato francês da primeira divisão de futebol, que decorre para todos os clubes a 21 de dezembro pelas 20h45, o Rennes recebe o Bordeaux do técnico português Paulo Sousa, enquanto o Lyon desloca-se ao terreno do Reims.