fpf.pt

Futebol Feminino: Jéssica Silva e Mélissa Gomes não evitaram empate das Portuguesas

A Seleção Portuguesa feminina de futebol empatou esta terça-feira com a Finlândia (1-1), naquele que foi o seu segundo jogo no Grupo E de qualificação para o Europeu feminino de 2021. Uma grande penalidade de Cláudia Neto deixou a formação portuguesa em vantagem aos 32 minutos, mas as nórdicas empataram de bola parada no final da segunda parte. Jéssica Silva, que atua no Lyon, foi titular, enquanto Mélissa Gomes, que joga no Stade de Reims, ficou no banco de suplentes.

Com este resultado, Portugal mantém-se no terceiro lugar, com quatro pontos, atrás da Escócia, que soma seis, e da Finlândia, que lidera com dez pontos e mais dois jogos disputados na qualificação.

A equipa portuguesa iniciou o jogo com energia, organização e autoridade, indiferente à chuva que se fez sentir em Famalicão, e ao estado pastoso do terreno de jogo, que acusou a intempérie. A Seleção Nacional começou a atacar cedo e inventou muitos espaços na defesa contrária, só que a pontaria revelou-se inicialmente um problema, com Jéssica Silva e Tatiana Pinto a rematarem ao lado.

Tudo mudou no momento em que Cláudia Neto foi travada em falta na área das nórdicas. A capitã de Portugal, que já tinha feito um ‘hat-trick’ à Finlândia, na caminhada rumo ao Europeu de 2017, foi chamada a transformar o castigo máximo e não facilitou, deixando Portugal com a vantagem que merecia há algum tempo na partida.

As nórdicas, que testaram os reflexos da guarda-redes Inês Pereira na primeira parte, sofreram e suaram muito para travar as comandadas de Francisco Neto, mas conseguiram restabelecer a igualdade nos instantes finais, num lance de bola parada.

Recorde-se que a vencedora de cada um dos nove grupos de qualificação apura-se para a fase final do Europeu de 2021, tal como as três melhores segundas. As seis restantes seleções que terminem no segundo lugar disputam um ‘play-off’.

Ficha de jogo

Jogo de Qualificação para o Campeonato da Europa Inglaterra-2021

Estádio Municipal de Famalicão

PORTUGAL 1-1 FINLÂNDIA (1-0 ao intervalo)

Portugal: Inês Pereira, Ana Borges, Sílvia Rebelo, Carole, Mónica Mendes, Dolores Silva, Vanessa Marques (Carolina Mendes, 90+2′), Tatiana Pinto (Fátima Pinto, 80′), Cláudia Neto – Cap. (Andreia Norton, 85′), Jéssica Silva, Diana Silva.

Suplentes não utilizadas: Patrícia Morais, Rute Costa, Matilde Fidalgo, Diana Gomes, Raquel Infante, Andreia Faria, Inês Maia, Mélissa Gomes e Telma Encarnação.

Treinador: Francisco Neto

Golos: 1-0 Cláudia Neto (32′ g.p.)

Finlândia: Korpela – Cap., Hyrynen, Anna Westerlund, Natalia Kuikka, Emma Koivisto, Summanen (Kollanen, 59′), Franssi, Emmi Alanen, Juliette Kemppi (Daniellsson, 77′), Ria Öling, Sällström.

Suplentes não utilizadas: Myllyoja, Anna Tamminen, Anna Auvinen, Salmi, Olga Ahtinen, Nora Heroum, Linda Nyman, Kaisa Collin, Katarina Naumanen.

Treinadora: Anna Signeul

Golos: 1-1 Sällström (90′)

Com Federação Portuguesa de Futebol.

 

[pro_ad_display_adzone id=”2724″]