Futebol: Fonte e Guerreiro apuram Portugal

A Seleção portuguesa de futebol, Campeã europeia em título, conquistou um lugar na ‘final four’ da Liga das Nações, que vai organizar, ao empatar 0-0 em Itália, no seu terceiro encontro no Grupo 3 da Liga A.

Os Portugueses contaram com José Fonte, defesa-central do Lille, titular, e com o lusodescendente Raphaël Guerreiro, lateral do Borussia Dortmund, que entrou no decorrer da segunda parte.

Aliás em entrevista ao LusoJornal, José Fonte, que regressou à Seleção e à titularidade, por força da ausência de Pepe, suspenso, tinha afirmado que “nós somos Portugal e queremos já garantir neste jogo a qualificação”. Missão cumprida para os atletas lusos e sobretudo para defesa portuguesa que conseguiu resistir às ofensivas italianas.

Fernando Santos, Selecionador de Portugal, admitiu que a equipa teve algumas dificuldades: “Nunca conseguimos ser aquela equipa, com discernimento, com bola… E caímos no exagero de baixar na nossa zona defensiva e de perder muitas bolas. Disse aos jogadores que, quando o jogo está assim, é preciso dar um chuto para a frente”, afirmou o Técnico nacional, antes de acrescentar, no que diz respeito à segunda parte, que “as coisas melhoraram e o sufoco acabou. O jogo ficou equilibrado, fomos em crescendo e conseguimos retirar-lhes a bola, obrigámos os italianos a correr atrás da bola e fomos melhorando. É um resultado justo porque, a partir de um momento na segunda parte, Portugal foi melhor”, concluiu.

A formação das ‘Quinas’ passou a somar sete pontos, contra cinco dos transalpinos, já com os seus quatro jogos cumpridos, e um da Polónia, que Portugal recebe na terça-feira, em Guimarães, num embate para “cumprir calendário”.

De notar que a ‘final four’ realiza-se entre 05 e 09 de junho de 2019, no Porto e Guimarães, sendo que Portugal disputará a sua meia-final no primeiro dia – a segunda será no seguinte -, frente a um adversário a determinar no sorteio de 03 de dezembro, em Dublin, na Irlanda.

Os candidatos a juntarem-se a Portugal, que nunca tinha somado pontos em Itália num jogo oficial, são França ou Holanda no Grupo 1, Bélgica ou Suíça no Grupo 2 e Inglaterra no Grupo 4.

Recorde-se que Portugal foi o primeiro país a apurar-se para a primeira ‘final four’ da Liga das Nações, nova prova da UEFA. Aliás é a primeira edição desta competição.