LusoJornal / António Borga

Futebol: Gelson Martins, melhor artilheiro português na Ligue 1

Gelson Martins, avançado português de 24 anos, tem sido um dos melhores artilheiros do Monaco durante a primeira parte da temporada, isto após 19 jornadas no Campeonato da primeira divisão francesa, a Ligue 1.

O atleta luso-caboverdiano, que nasceu na Cidade da Praia em Cabo Verde, fez a sua formação no Sporting Clube de Portugal onde chegou com 15 anos, isto após ter jogado no Clube Futebol Benfica.

No clube leonino Gelson Martins passou por todas as categorias até à equipa principal, antes de sair para o Atlético Madrid, em Espanha, no Verão de 2018 com 23 anos.

O jogador agora com 24 anos, após uma curta passagem pela capital espanhola, chegou ao Monaco no mercado de inverno, em janeiro de 2019. A passagem foi um sucesso e o empréstimo passou a ser uma transferência definitiva para o clube monegasco.

Sob as ordens do técnico luso Leonardo Jardim, Gelson Martins acabou por ser adaptado a lateral-direito, o que não acabou com a veia goleador do atleta.

O avançado/lateral direito tem sido decisivo e apontou três golos. É o melhor atleta luso nessa classificação liderada pelo avançado francês do Monaco, Wissam Ben Yedder, com 13 golos.

O melhor lusófono nesta classificação é o Brasileiro do PSG, Neymar, com 8 tentos.

Gelson Martins lidera a classificação no que diz respeito aos Portugueses com 3 golos, à frente do médio do Brest, Mathias Autret, e do avançado do Dijon, Mama Baldé, ambos com dois golos.