LusoJornal / António Borga

Futebol/Gelson Martins: “Monaco quer lutar pelos lugares cimeiros”

O Monaco recebe o Lille esta noite no Estádio Louis II num jogo a contar para a 19ª jornada do Campeonato francês da primeira divisão de futebol, a Ligue 1.

Os Monegascos, comandados pelo Treinador português Leonardo Jardim, querem regressar aos triunfos após o empate sem golos na deslocação ao terreno do Angers na 18ª jornada.

Um duelo entre Portugueses visto que o Monaco conta com Adrien Silva, Gil Dias e Gelson Martins, enquanto o Lille conta com José Fonte, Xeka, Tiago Djaló e Renato Sanches.

O LusoJornal falou com Gelson Martins (na foto), avançado luso-cabo-verdiano do Monaco, sobre a situação dos Monegascos e os objetivos do clube.

 

O Monaco já fugiu dos lugares de despromoção e não está longe do pódio?

O nosso objetivo é estar lá em cima. Temos que ganhar. Antes do jogo frente ao Angers, ganhámos dois jogos importantes, empatámos este, agora temos de regressar às vitórias nos próximos encontros. Queremos estar lá em cima, a lutar pelos lugares cimeiros.

 

Gelson tem sido todo-o-terreno, não só pelo lado direito mas também pelo centro, como se viu frente ao Angers…

Tentei procurar a bola, mas não estava fácil porque eles fechavam-se muito. E isso torna-se muito difícil se estamos parados. O jogo não estava fácil para pedir bola no espaço, dificultando as minhas ações, então tive de jogar um pouco mais pelo interior, para ter mais bola.

 

Como tem sido essa adaptação à posição de lateral-direito neste sistema com 5 defesas?

Tem sido em prol da equipa, tenho que fazer o que o Mister quer. É para ajudar a equipa. Sinto-me bem nessa posição, sei que é cansativo estar sempre a subir para atacar e a descer para defender, mas eu faço com gosto, pela equipa.

 

Como podemos analisar esse empate frente ao Angers?

Foi um jogo difícil, nós tentámos entrar bem, e foi o que fizemos. Sabíamos que eles jogavam muito bem em contra-ataque e isso dificultou-nos um bocado a tarefa. Quando se olha para o jogo, podia ter caído para um lado como para o outro.

 

Foi um empate com muitas oportunidades?

Foi sorte para os dois lados. Eles tiveram, nós também tivemos. Podíamos ter acabado com o jogo numa oportunidade que tivemos no fim, mas de seguida eles também falharam uma oportunidade. Foi um encontro em que as duas equipas tiveram oportunidades para vencer. O empate até foi justo para os dois.

 

Após esta última jornada do ano, onde vai festejar o Natal?

O Natal vai ser em Portugal. A minha família está toda em Portugal.