Futebol: Gelson Martins, talento à solta no Monaco

O Monaco do Treinador português Leonardo Jardim venceu por 0-1 na deslocação ao terreno do Lille num jogo que decorreu no Estádio Pierre Mauroy, a contar para a 29ª jornada do Campeonato francês da primeira divisão de futebol, a Ligue 1. Um duelo entre Portugueses, visto que dentro das quatro linhas havia sete jogadores: Gelson Martins, Rony Lopes e Adrien Silva para o Monaco, José Fonte, Rui Fonte, Xeka e Rafael Leão para o Lille.

Os Monegascos conseguiram marcar um único tento apontado pelo avançado brasileiro Carlos Vinícius, que marcou assim o seu primeiro golo na Ligue 1. Com este resultado o Lille continua no segundo lugar com 57 pontos, enquanto o Monaco subiu para o 16° lugar com 30 pontos.

O LusoJornal falou com Gelson Martins, avançado luso-caboverdiano emprestado pelos Espanhóis do Atlético Madrid ao Monaco. O Internacional português chegou durante o mercado de inverno e já apontou 3 golos em 7 jogos realizados na Ligue 1.

 

Mais um triunfo e uma boa exibição do Monaco?

Foi um jogo que correu bem à equipa. Sabíamos que o Lille era um adversário muito difícil então começamos a jogar baixo na primeira parte para sair em contra-ataque. Mas eles também jogaram bem em contra-ataque, o que nos dificultou a tarefa. Conseguimos um triunfo e o importante é esse resultado para a equipa.

 

O golo foi tardio?

Sim podíamos ter resolvido o jogo mais cedo na segunda parte, visto que tivemos três oportunidades, mas também soubemos aguentar até ao fim. O golo surgiu nos últimos instantes, mas também conta e ficamos felizes.

 

A equipa está imparável?

A equipa está bem, o Treinador tem boas ideias. Nós tentamos entrar em campo e fazer o que o Treinador nos pede. A nossa equipa é muito competitiva, uma equipa que luta, e que tenta tudo!

 

Os objetivos têm evoluído com o desempenho da equipa?

Não. O nosso objetivo é a manutenção. Mas claro que vamos tentar ganhar todos os jogos que faltam até ao fim da temporada, pouco importa qual é o adversário. Acho que já mostrámos que podíamos vencer qualquer equipa e é o que vamos fazer! O objetivo é salvar a equipa. O objetivo é manter a equipa na primeira divisão e vamos dar tudo para isso.

 

Nenhuma derrota no Campeonato com Leonardo Jardim, Gelson Martins e Adrien Silva…

O nosso objetivo é esse, ganhar todos os jogos que restam. Temos de ganhar pontos, somar pontos. Cada ponto é importante. Os jogos são todos difíceis e quando é fora de casa, é ainda pior.

 

Como foi a sua adaptação?

A adaptação correu bem, a equipa recebeu-me bem, o Treinador também, e quando o Treinador confia em ti e mete-te a jogar, acho que o mínimo é retribuir. A confiança é importante para um jogador.

 

Portugueses e Brasileiros na equipa facilitaram a adaptação?

Não acho que tenha facilitado mais. É igual para mim. Portugueses, espanhóis… Entendemo-nos sempre. O idioma não é um problema.

 

Monaco, Lisboa, Madrid… Há diferenças?

A vida é igual. Faz parte do futebolista. É tudo normal. Não há diferenças.

 

Mas há diferenças entre Leonardo Jardim, o seu atual Treinador, e Diego Simeone, o seu Treinador no Atlético Madrid?

Claro que são diferentes e para mim é diferente. O Jardim já me conhecia como jogador, por isso é diferente. O Simeone não sabia como eu jogava e isso faz com que seja diferente.

 

Neste momento tem sido uma opção recorrente no esquema de Leonardo Jardim…

Só posso mostrar o meu valor se tiver minutos de jogo. Se não tiver, não consigo provar o meu valor. Aqui tenho minutos, tenho mostrado o melhor de mim e tenho mostrado que sou capaz.

 

Agora vão ser 15 dias sem Campeonato…

Vamos descansar e claro depois regressar ao trabalho, vão ser 15 dias normais, a pensar na preparação do próximo jogo mesmo se não é já.

 

São 15 dias de descanso porque não foi convocado para a Seleção. Continua a ser um objetivo?

Claro que eu trabalho sempre para ir à Seleção, mas eu tenho é de fazer o meu trabalho primeiro, e depois as pessoas decidem.

 

No entanto podemos dizer que no Monaco tem reencontrado o seu melhor nível?

Eu tenho de estar a jogar e apenas jogando é que eu consigo mostrar o meu valor. Penso que estou a mostrar e quero continuar e não parar. As oportunidades vão surgindo.

 

O seu passe pertence ao Atlético Madrid que foi eliminado pela Juventus de Cristiano Ronaldo, foi uma surpresa para si, visto que os Espanhóis tinham vencido por 2-0 na 1ª mão?

Claro que fiquei surpreendido com o afastamento do Atlético [ndr: a Juventus venceu por 3-0], mas também admito que tudo o que vem do Ronaldo é incrível, aliás toda a gente espera que ele faça o que fez. Ele mostrou o jogador que é. Tive pena que o Atlético não tenha passado porque podia ganhar uma Champions. Mas novamente admito que ver o Ronaldo marcar três golos, e claro sendo português, fico feliz.

 

Cristiano Ronaldo é um exemplo?

Para todos os jogadores portugueses ele é o exemplo. Todos os jogadores, todos os jovens têm de se motivar ao ver o que ele faz com 34 anos! Para nós Portugueses, mas também para todos os jogadores, ele é um exemplo a seguir. Ronaldo está acima de todos.