LusoJornal / António Borga

Futebol: Lille recuperou o 2° lugar

A 16ª jornada do Campeonato francês de futebol da primeira divisão, a Ligue 1, terminou na quarta-feira 5 de dezembro com sete encontros. De destacar o empate a uma bola do PSG na deslocação ao terreno do Strasbourg, e a derrota caseira do Lyon de Anthony Lopes por 0-2 frente ao Rennes.

 

Lille recuperou 2° lugar

Esta jornada permitiu ao Lille, que conta com cinco portugueses – José Fonte, Rui Fonte, Xeka, Edgar Ié e Rafael Leão -, regressar ao segundo lugar com 30 pontos, isto após o triunfo da equipa do Norte da França por 0-1 na deslocação ao terreno do Montpellier do Português Pedro Mendes.

Os «Dogues» saltam assim do quarto para o segundo lugar, ocupado pelo Montpellier, ultrapassando também o Lyon de Anthony Lopes. O Montpellier desceu para o terceiro lugar com 29 pontos, e o Lyon ocupa agora o quarto lugar com 28 pontos.

De notar que o Lille triunfou com três Portugueses dentro das quatro linhas: o defesa José Fonte, o avançado Rui Fonte e o médio Xeka, sendo que o central Edgar Ié ficou no banco de suplentes e o avançado Rafael Leão não foi opção. Recorde-se que do lado do Montpellier, o defesa português Pedro Mendes não foi opção por estar suspenso.

 

Lyon caiu, PSG tropeçou

O Lyon do guarda-redes português Anthony Lopes acabou por ser derrotado em casa por 0-2 pelo Rennes do central franco-português Damien da Silva.

A equipa do Lyon não conseguiu reagir como frente ao Lille no passado fim de semana onde também esteve a perder por 2-0 e acabou por empatar. Frente ao Rennes que tem tido uma época com altos e baixos, a equipa de Anthony Lopes não teve a mesma sorte que frente ao Lille e foi derrotada.

De notar que o Lyon contou com quatro lusófonos – o Lusodescendente Anthony Lopes, o Brasileiro Marcelo, o Holandês com origens moçambicanas Kenny Tete, e o Francês com origens guineenses Ferland Mendy – enquanto o Stade Rennais também tinha dois lusófonos no onze inicial – o Franco-português Damien da Silva e o Moçambicano Mexer.

O Paris Saint Germain também não venceu nesta jornada, apesar de continuar na liderança da Ligue 1 de futebol com 44 pontos. Os Parisienses, sem a estrela brasileira Neymar, empataram a uma bola na deslocação ao terreno do Strasbourg. A equipa da Alsace contou com o avançado Luso-caboverdiano Nuno da Costa, enquanto o PSG tinha ‘apenas’ um Brasileiro na equipa – o defesa Daniel Alves.

Por fim, ainda nos jogos de ontem, o Marseille, que ocupa o quinto lugar com 26 pontos, também perdeu nesta jornada, sendo derrotado por 3-2 na deslocação ao terreno do FC Nantes. De notar que o internacional português, Rolando, foi titular mas não conseguiu impedir a derrota da equipa do Sul da França.

Na próxima jornada do campeonato francês de futebol da primeira divisão, o Lille recebe o Reims a 9 de dezembro pelas 17h00, enquanto o Marseille desloca-se ao terreno do Saint Etienne no mesmo dia pelas 21h00.

De notar que os jogos PSG-Montpellier, e Toulouse-Lyon, foram adiados por causa das manifestações que podem ocorrer nessas cidades.