girondins

Futebol: Paulo Sousa e Leonardo Jardim à procura de triunfos

A 31ª jornada da primeira divisão francesa de futebol, a Ligue 1, abre nesta sexta-feira com o encontro entre o Bordeaux, clube comandado pelo Português Paulo Sousa, e o Marseille, onde atua o defesa português Rolando.

Desde que chegou ao banco dos Girondinos, Paulo Sousa alcançou dois empates: em casa a uma bola frente ao Rennes, e fora sem golos frente ao Amiens.

O técnico vai então procurar a primeira vitória frente ao Marseille do internacional português Rolando que não vence há dois jogos: uma derrota por 3-1 frente ao PSG, e um empate caseiro a duas bolas frente ao Angers.

Os marselheses ocupam o quinto lugar a um ponto do Saint Etienne, e sobretudo a oito do Lyon que ocupa a terceira posição, última vaga para a Liga dos Campeões europeus.

Os girondinos já pouco ou nada podem esperar desta temporada. O Bordeaux ocupa o 13° lugar com 35 pontos, o que significa que os lugares para as competições europeias estão algo distantes, a 14 pontos do Saint Etienne, que está no único lugar, por enquanto, que dá acesso à Liga Europa. A equipa da Gironde também tem a manutenção, quase, garantida visto que tem 12 pontos de vantagem sobre o Caen, 18°, que está no lugar que dá acesso ao play-off de manutenção.

O encontro entre o Bordeaux e o Marseille decorre nesta sexta-feira 5 de abril no Estádio Matmut Atlantique.

 

Leonardo Jardim procura triunfo, Lille quer confirmar

O Monaco, desde o regresso de Leonardo Jardim e com a chegada de Adrien Silva e de Gelson Martins, nunca tinha sido derrotado até à semana passada. Os monegascos perderam por 0-1, em casa, frente ao Caen. Uma reação é agora exigida à equipa que se desloca neste sábado 6 de abril ao terreno do Guingamp pelas 20h00. Leonardo Jardim poderá contar com o trio de portugueses: Rony Lopes, Adrien Silva e Gelson Martins, para inverter a tendência e regressar aos triunfos. O Monaco ocupa atualmente o 16° lugar com 30 pontos.

O Lille quer garantir o segundo lugar na tabela classificativa e não pode perder pontos. Na semana passada, foi um triunfo por 2-3 na deslocação ao terreno do Nantes com um tento do avançado português Rafael Leão. Esta semana a tarefa é diferente, com uma deslocação ao terreno do Reims, que ocupa o sexto lugar na tabela classificativa. A equipa do Norte da França tem 60 pontos, mais 4 do que o Lyon, e mais 11 do que o Saint Etienne. Os ‘Dogues’ podem contar com os portugueses: José Fonte, Rui Fonte, Xeka e Rafael Leão, para tentar arrecadar três pontos no domingo 7 de abril pelas 15h00.