Uma senha ser-lhe-á enviada por correio electrónico.

O estudo da Brand Finance elaborou três listas sobre as marcas de futebol. A principal é a lista das 50 marcas de futebol mais valiosas do mundo: nesta classificação o Real Madrid aparece no 1° lugar, o PSG no 8°, enquanto o único clube presente é o Benfica na 40ª posição.

Nesta primeira lista, o Paris Saint Germain não é a única equipa francês visto que o Lyon segue 29° lugar e o Marseille no 36°. Os parisienses subiram um lugar em relação a 2018, a equipa do Rhône subiu três lugares, enquanto a equipa do Sul da França fez a sua entrada na classificação. Do lado dos portugueses, o Benfica é o único clube presente nesta lista, sendo que o clube lisboeta não entrou na lista dos 50 primeiros em 2018, ocupando em 2019 a 40ª posição.

O primeiro lugar é ocupado pelo Real Madrid com um valor de 1,6 mil milhões de euros. O clube espanhol destronou o Manchester United, que passou para o segundo lugar, com a sua marca avaliada em 1,47 mil milhões de euros. O PSG está avaliado em 914 milhões de euros. Para Lyon, Marseille e Benfica os dados não foram divulgados.

O PSG, o Lyon, o Benfica e o Marseille também entram na segunda lista: a das marcas mais fortes do mundo do futebol. Neste caso, o Paris Saint Germain surge no 11° lugar, a equipa da Luz ocupa o 21° lugar, enquanto o Lyon aparece na 23ª posição e o Marseille está na 39ª posição. De notar que nem Benfica nem Marseille entraram na lista em 2018. O Real Madrid lidera a classificação 2019 à frente do FC Barcelona e do Bayern Munique.

Por fim, no que diz respeito a valor da empresa, Portugal conta com dois clubes neste ranking, bem como a França: o Benfica, em 26° lugar, e o FC Porto em 40° para os Portugueses, enquanto o PSG está na 6ª posição, e o Lyon na 30ª.

O Benfica não integrou esta classificação em 2018, enquanto o FC Porto conseguiu manter-se neste ranking, uma vez que em 2018 já constava, mas estava três posições acima no 37° lugar.

O Real Madrid lidera também este ranking, à frente do FC Barcelona e do Manchester United.

O PSG, o Lyon e o Benfica são as únicas equipas francesas e portuguesas que integram as três listas, enquanto Marseille e FC Porto conseguem intrometer-se noutros critérios. As restantes equipas ficaram de fora.

 

LusoJornal Artigos
Gostou deste artigo? Vote, participe!
Votação do Leitor 5 Votos
9.6
X