Uma senha ser-lhe-á enviada por correio electrónico.

A 21ª jornada do Campeonato de França da primeira divisão de futebol, a Ligue 1, abriu-se nesta sexta-feira 18 de janeiro com o triunfo do Lille por 2-1 frente ao Amiens no Estádio Pierre Mauroy. O avançado português Rafael Leão marcou o primeiro tento da equipa do Norte da França, enquanto Xeka apontou o segundo, que deu a vitória ao Lille.

Neste encontro que opunha o Lille, segundo classificado, ao Amiens, 17° na tabela classificativa, a equipa do Norte da França era o favorito para alcançar os três pontos, no entanto nesta Liga francesa de futebol, surpresas podem acontecer a cada jogo.

O Amiens começou melhor a partida apontando um golo logo após cinco minutos de jogo pelo avançado colombiano Juan Ferney Otero. O Lille foi surpreendido e tinha dificuldades em reagir após esse primeiro tento.

A primeira oportunidade para os ‘Dogues’ vai acontecer aos 37 minutos, quando o defesa central franco-marfinense do Amiens, Prince-Désir Gouano, fez uma falta sobre o Português Rafael Leão dentro da área. O árbitro assinalou grande penalidade para o Lille, que o avançado marfinense Nicolas Pépé desperdiçou.

O Lille apenas chegou ao empate em cima do minuto 45 com um tento apontado pelo avançado luso Rafael Leão. Aliás três Portugueses estavam no onze inicial: José Fonte e Rafael Leão, enquanto Xeka e Edgar Ié ficaram no banco de suplentes, sendo que Rui Fonte continua fora das opções do Técnico do Lille, Christophe Galtier.

A segunda parte foi quase idêntica à primeira na fisionomia. O Lille dominava enquanto o Amiens jogava em contra-ataque. Os ‘Dogues’ contaram com Xeka a partir dos 72 minutos para segurar o meio-campo, mas sobretudo o médio português foi muito mais decisivo visto que aos 85 minutos apontou o segundo golo do Lille, aquele que deu a vitória e os três pontos à equipa do Norte da França.

Com este triunfo o Lille continua no segundo lugar agora com 40 pontos, a dez do Paris Saint Germain, líder isolado. No entanto os ‘Dogues’ têm quatro pontos de vantagem sobre o Saint Etienne e seis sobre o Lyon. Quanto ao Amiens permanece no 17° lugar com 18 pontos, apenas três de vantagem sobre o Monaco, 19°, que ocupa um dos dois lugares que levam à descida direta à segunda divisão. Recorde-se que o 19° e o 20° dão acesso à despromoção à segunda divisão, enquanto o 18° lugar dá acesso a um play-off de manutenção na primeira divisão francesa.

Na próxima jornada do Campeonato de França da primeira divisão de futebol, o Lille desloca-se ao terreno do Marseille, a 25 de janeiro, enquanto o Amiens recebe o Lyon a 27 de janeiro.

 

Gostou deste artigo? Vote, participe!
Votação do Leitor 3 Votos
4.8
X