Geminação entre Fornos de Algodres e Ste. Consorce trouxe delegação de Portugal até Lyon

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

 

No fim de semana de 8, 9 e 10 de julho, o Comité de Geminação entre Fornos de Algodres e Ste Consorce participou nas festividades do aniversário da separação das duas localidades vizinhas de Ste. Consorce e de Marcy-l’Etoile, há 150 anos.

Por esta ocasião, deslocou-se até Lyon uma delegação presidida por Maria Luísa Dias Gomes, Vereadora com a responsabilidade da cultura, ação social e formação dos jovens, à qual se juntou a Presidente da Assembleia municipal, Raquel Sequeira Batista.

“Esta delegação foi convidada para participar nestes festejos, assim como Marcy L’Etoile convidou a cidade de March, na Alemanha, com a qual está geminada. Durante estes três dias, várias ações tiveram lugar, como por exemplo o plantar simbólico das árvores da paz, almoços e jantares de confraternização, e também espetáculos culturais que mobilizaram a população destas duas cidades” disse Pascal Didelet, Presidente do Comité de Geminação de Ste Consorce. “Tivemos várias reuniões e visitas com a delegação portuguesa, onde pudemos trocar informações e também elaborámos projetos futuros, entre as nossas localidades, que serão levados pelas duas autarcas ao conhecimento da Câmara municipal de Fornos, presidida por Manuel Fonseca”.

“No próximo ano vamos festejar os dez anos da nossa geminação, que teve um pequeno interregno durante o tempo da crise sanitária, mas a partir de agora vamos certamente ter mais intercâmbios, não só com os alunos da M.F.R. mas também com a população de Ste. Consorce. Penso que será um ano cheio de bons encontros, de partilhas culturais e de amizades” disse ao LusoJornal o Maire de Ste. Consorce, Jean-Marc Thimonier.

Esteve também presente o Cônsul-Geral de Portugal em Lyon, André Sobral Cordeiro, que participou nas cerimónias do dia 9 de julho, felicitou estas iniciativas e saudou a delegação portuguesa, com quem trocou impressões.

A próxima atividade cultural do Comité de Geminação de Ste Consorce com Fornos de Algodres, será a 5ª edição da Noite de Fado, no sábado 1° de outubro, com ambiente cabaret, “com lugares limitados e que podem ser reservados junto da Mairie de Ste. Consorce, da Biblioteca e dos membros do Comité de Geminação. Vamos acolher a fadista Vanessa Ferreira que mora em França. Queremos promover a cultura musical portuguesa nas melhores condições e qualidade” disse Martine Cellier, Secretária do Comité de Geminação.

Ste. Consorce conta também com a presença da associação ACRJPLO, e várias famílias portuguesas residem nesta cidade.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]