Geminação de Léognan com Joane comemorou 20 anos

A Festa das vindimas em Léognan, foi o pretexto para comemorar, no sábado passado, o vigésimo aniversário da geminação entre esta cidade dos arredores de Bordeaux, com a vila portuguesa de Joane.

Perante as delegações de Castagneto Carducci (Itália) e Peralta (Espanha), as outras cidades geminadas, Bernard Fath, Conselheiro departamental, Valdemar Félix, Conselheiro das Comunidades portuguesas, e um vasto público interessado, o Maire local, Laurent Barban e António Oliveira, Presidente da Junta de Freguesia de Joane, inauguraram uma placa alusiva a este importante aniversário, no Hall de Gascogne, uma das maiores salas de festas da região.

De referir que esta placa comemorativa foi colocada junto de uma outra inaugurada há dois anos, que ostenta o nome de um ilustre português, o Cônsul Aristides de Sousa Mendes.

Também uma Feira gastronómica, no centro da cidade, permitiu provar e adquirir produtos regionais expostos pelos países participantes, nomeadamente vinhos, queijos e charcutaria diversa, que obtiveram assinalável êxito.

Um jantar de gala, oferecido pela edilidade, no qual participaram maisde 300 convivas, ofereceu a oportunide única de assistir a um espetáculo colorido e diversificado, no qual participaram grupos representando os respetivos países presentes neste evento.

A atuação da banda local “Bande à Léo”, recentemente galardoada com o título de “melhor banda musical da Europa”, levou ao rubro os presentes.

No domingo, último dia das festividades, e depois de tocados os hinos nacionais, houve trocas de lembranças, seguindo-se os discursos de circunstância, nos quais a amizade, os intercâmbios culturais, o “vivre ensemble”, foram as notas dominantes.

Um almoço convivial, no qual se destacou uma excelente Feijoada à Transmontana, preparada pela Associação franco-portuguesa, que é presidida por uma figura proeminente do associativismo luso, Álvaro Pimenta, ele que também é um dos grandes obreiros da geminação.